Como tirar mofo de toalha de banho: 2 formas

Sabendo como tirar mofo de toalha de banho, este tipo de situação deixa de ser um problema. Ainda que possa parecer algo difícil, existem algumas dicas que tornam o processo muito simples.

Aprender a tirar mofo da toalha de banho é algo que vai além da higiene, haja vista que também envolve questões de saúde.

Afinal de contas, o excesso de mofo é capaz de causar alguns problemas à saúde.

O que este artigo aborda:

Como tirar mofo de toalha de banho Como tirar mofo de toalha de banho
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Por que as toalhas mofam?

Em suma, o mofo, também conhecido como bolor, nada mais é que um conjunto de fungos, uma espécie de microrganismos que são capazes de se proliferar em locais úmidos.

Então, se a sua toalha está tendo mofo, é bem provável que ela não obteve uma secagem adequada ou o local de armazenagem esteja incorreto.

O que usar para tirar mofo de toalha de banho?

Dentre os ingredientes que costumam ser mais eficazes, podemos mencionar os seguintes mais comuns: vinagre, água quente, sabão líquido ou em pó, amaciante, água sanitária, bicarbonato de sódio.

É claro que nem todas as receitas irão levar todos esses ingredientes, tampouco é necessário fazer uma mistura com todos eles.

Mas, para facilitar ainda mais o seu entendimento, abaixo iremos elencar algumas maneiras de como remover mofo de toalha de banho usando apenas alguns desses ingredientes mencionados acima.

Como tirar mofo de toalha de banho?

A primeira coisa que você deve saber sobre isso é a respeito da necessidade de tentar remover o mofo o quanto antes for possível.

Afinal de contas, quanto maior for a demora, maior será a dificuldade para remover o mofo da sua toalha de banho.

Agora, para remover o mofo, coloque água dentro de um recipiente com quantidade suficiente para poder cobrir toda a sua toalha.

Mas, caso tenha mais de uma toalha de banho que tenha manchado, a melhor coisa a se fazer é lavar uma por vez, separadamente.

Coloque 200 ml de água sanitária para cada litro de água e deixe a toalha de modo por mais ou menos 1 hora.

Passado esse tempo, basta enxaguar e lavar como de costume na sua máquina de lavar, usando o sabão e amaciante. Em seguida, basta deixar secando no sol.

Como tirar mofo de toalha de banho colorida?

Se a sua toalha for colorida, não será possível utilizar a água sanitária ou, do contrário, irá manchar a sua peça.

Nesse caso, a nossa dica é misturar um terço de açúcar com dois terços de água sanitária, já que o açúcar irá evitar com que a cor desbote.

Apenas tenha em mente que essa é uma técnica que não funciona em 100% das vezes. Sendo assim, faça o teste em alguma ponta da toalha.

Caso a cor não desbote em 30 minutos, sinal de que pode sim fazer o procedimento na toalha como um todo.

Assim que fizer isso, basta enxaguar e lavar a toalha de banho com sabão e amaciante. Deixe secar bem, de preferência em um local bem arejado.

Como tirar mofo de toalha de banho branca?

No caso da toalha ser branca, você pode fazer uso da água sanitária sem qualquer medo que não irá manchar nem desbotar.

A nossa dica é deixar a sua toalha de molho por pelo menos 1 hora e, em seguida, colocar para enxaguar e lavar na máquina com sabão.

Mas, caso queira fazer com que a lavagem se torne ainda mais potente, a dica é acrescentar 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Por fim, é só finalizar o amaciante e colocar a sua toalha para poder secar.

Como tirar cheiro de mofo de toalha de banho?

Às vezes pode acontecer de lavar a toalha de banho e o mofo não existir mais, mas o cheiro persistir impregnado na peça.

Se esse for o seu caso, a nossa dica é fazer uma lavagem com água quente e vinagre. A proporção é a seguinte: 200ml de vinagre para cada litro de água.

Assim que fizer a mistura, é só deixar a toalha de molho por 1 hora, mais ou menos, e fazer o processo de lavagem normal, com sabão e amaciante.

Deixa a sua toalha secando em um local que tenha ventilação direta, mas que não bata sol direto.

Como evitar mofo na toalha de banho?

Muito melhor do que saber como tirar mofo de toalha de banho, é evitar que esse problema aconteça, certo? Para que isso se torne realidade, basta seguir algumas dicas bem simples.

Primeiro de tudo, se você utilizou a toalha de banho, estenda logo em seguida em algum local que tenha uma boa ventilação.

Jamais deixe a sua toalha no banheiro, pendurada no guarda-roupa ou em cima da cama. Sempre deixe estendida no varal.

Antes de fazer o uso, tenha a certeza de que ela está inteiramente seca. Inclusive, antes de colocar no cesto de roupa, somente faça isso caso esteja seca.

Outra dica para evitar o mofo é lavar as suas toalhas de banho toda semana, mas evitar misturar essa peça com as demais.

Evite, a todo custo, manter a sua toalha pendurada próximo ao vaso sanitário, ainda mais se a tampa ficar aberta.

Uma outra maneira de evitar o mofo é colocando um produto antimofo no mesmo local em que armazena as suas toalhas de banho.

Por fim, ainda devemos mencionar que as partículas de sujeira que saem do nosso corpo também são capazes de contribuir para o surgimento de mofo na toalha de banho.

Sendo assim, procure sempre manter a frequência semanal das lavagens.

Quantos dias podemos usar a mesma toalha de banho?

O mais adequado é trocar a sua toalha de banho a cada cinco dias, pelo menos. Caso isso não seja possível, ao menos tente fazer as trocas uma vez por semana.

Quantas toalhas de banho a pessoa deve ter?

Uma pessoa adulta deve ter, pelo menos, três toalhas de banho. Dessa forma, garante uma rotatividade maior, evitando ter de fazer o uso da mesma toalha por muito tempo.

Agora, se for para bebês, como eles possuem a pele mais sensível, o ideal é ter pelo menos quatro toalhas de banho.

Como guardar toalha de banho corretamente?

Para evitar a proliferação de mofo, o ideal é armazenar em um local que seja seco e arejado, mas que também não seja tão escuro.

Afinal de contas, ambientes muito úmidos e de baixa luminosidade se tornam mais propícios ao surgimento de fungos.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como tirar mofo de toalha de banho: 2 formas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.