Sempre que ocorre um incêndio em uma casa, gera repercussão, porém, pouco se fala sobre as principais causas de incêndio em residências.
Não é de hoje que incêndios são uma preocupação, afinal, podem causar diversos danos às famílias, não só emocionais ou relacionados à saúde, mas com risco de óbito.
Mesmo assim, os danos financeiros são os mais comuns nestes casos, como perdas de móveis e necessidade de reforma.
Enfim, ter que lidar com todas as despesas e procedimentos demandados por um incêndio costuma ser muito desgastante, e com certeza, ninguém quer passar por isso.
O que este artigo aborda:
- Quais são os tipos de incêndios?
- Quais são as principais causas de incêndio em residências?
- 1. Eletricidade
- 2. Fósforo, vela, cigarro
- 3. Líquidos inflamáveis
- 4. Panelas esquecidas
- 5. Panela de pressão
- 6. Gás de cozinha
- Conclusão
Quais são os tipos de incêndios?
Primeiramente, antes de saber quais são as principais causas de incêndio em residências é preciso saber os motivos destas situações ocorrerem.
Afinal, um incêndio pode ocorrer por vários motivos e, sempre é preciso se certificar sobre a origem, até mesmo para fins legais, estatísticos e como prevenção.
Em suma, existem dois tipos de incêndios, são eles:
- Natural: quando a origem é um fenômeno da natureza, ocorre contra a vontade humana. Por exemplo, uma descarga de raios;
- Artificial: ocorre pela ação humana ou pela negligência de não tomar as devidas medidas de precaução.
E, por exemplo, se você está construindo uma casa, consulte sobre os tipos de madeira para telhado e paredes caso optar por este material. Pois, muitos tipos de madeira podem piorar um incêndio doméstico.
Quais são as principais causas de incêndio em residências?
A seguir, veja quais são as 6 principais causas de incêndio em residências no Brasil. Mas, saiba que existem outros motivos que não são tão comuns.
Como, por exemplo, alguns tipos de produtos para eliminar mosquitos do banheiro quando fazem contato com eletricidade ou fogo, podem gerar uma explosão.
1. Eletricidade
Uma das principais causas de incêndio em residências são problemas técnicos, por exemplo:
- Excesso de carga: ao usar vários aparelhos elétricos na mesma tomada, pode ocorrer o superaquecimento dos condutores. Afinal, na maioria das vezes, o ponto não foi projetado para suportar um consumo excessivo;
- Curto-circuito: quando a instalação elétrica é defeituosa e faz contato entre a fase positiva e a negativa pode gerar centelhas e temperaturas altas, o que aquece e inicia um incêndio na fiação;
- Mau contato: pode gerar centelhas e superaquecimento;
- Fusíveis e disjuntores: é preciso usar esses recursos para dimensionar a energia de forma correta, pois, servem para proteger a instalação elétrica;
- Superaquecimento: determinados aparelhos elétricos em mau estado de conservação podem provocar incêndios quando deixados ligados por muitas horas seguidas.
2. Fósforo, vela, cigarro
Em suma, uma das principais causas de incêndio em residências no mundo são chamas de fósforos, velas e cigarros em contato com materiais inflamáveis.
3. Líquidos inflamáveis
O uso errado de líquidos inflamáveis, assim como, seu acondicionamento inadequado perto de fontes de calor pode gerar faíscas quando ambos entram em contato. E por ser algo negligenciado, também é uma das principais causas de incêndio em residências.
Por exemplo, garrafas vazias de líquidos inflamáveis são perigosas e devem ser guardadas de forma correta.
Além disso, não deixe frascos próximos à chama e não atire líquidos inflamáveis ao fogo.
4. Panelas esquecidas
De modo geral, é muito comum que pessoas coloquem uma panela no fogão e se afastem para fazer outras atividades em casa.
E infelizmente, esta também é uma das principais causas de incêndio em residências no país.
Então, vale um destaque especial para as panelas de frituras. Afinal, óleo quente se queima muito rápido e pode formar chamas em poucos minutos.
Nesse caso, o ideal é cortar a alimentação desse calor, ou seja, ir diretamente até o botijão de gás e desligá-lo. Mas, se for gás encanado, feche o registro.
Além disso, nunca jogue água em uma panela com gordura quente, o contato da água com gordura quente pode gerar uma explosão, aumentar as chamas e gerar um incêndio na cozinha.
5. Panela de pressão
Resumidamente, a panela de pressão é a principal causa de incêndio em residências. Afinal, uma vez esquecida no fogão, a panela de pressão pode virar, literalmente, uma bomba.
Por isso, em alguns países, seu uso é proibido, já que ela é capaz de provocar uma explosão intensa.
Desta forma, é preciso ter muito cuidado e atenção ao usar panela de pressão.
Além disso, também é preciso conferir as condições e seguir todos os cuidados com a panela de pressão para evitar acidentes.
6. Gás de cozinha
Por fim, uma das principais causas de incêndio em residências é o mau uso do botijão de gás, um utensílio muito usado em países onde o gás encanado não é muito popular. Mas, isso não é um problema desde que sejam tomadas as devidas medidas de segurança.
Portanto, considere as seguintes dicas de segurança com botijão de gás:
- Primeiramente, se o botijão não for instalado de forma correta, pode causar incêndios e explosões. Afinal, o gás é altamente inflamável. Então, ao entrar em contato com uma fonte de eletricidade, pode ocorrer uma combustão. Portanto, evite manter o botijão perto de correntes elétricas em locais fechados;
- Sempre se atente ao prazo de validade da mangueira e da válvula reguladora de pressão;
- É essencial checar se há vazamentos e a forma mais simples de verificar é fazer uma espuma com sabão. Assim, se surgirem bolhas no sabão, quer dizer que existe um vazamento. Neste caso, deve ser feita a substituição do registro;
- Independente do espaço, nunca deite o botijão de gás e não o coloque em local fechado;
- Independente da marca, nunca use uma mangueira de gás diferente da aprovada pelo Inmetro e jamais aumente seu tamanho. Além disso, não faça extensões juntando várias mangueiras;
- Evite passar a mangueira por trás do forno, pois, o calor pode danificá-la;
- Ao trocar o botijão, não deixe nenhum registro aberto;
- Não esquente o botijão para que ele dure mais;
- Se sentir cheiro de gás, não acione o interruptor de luz nem acenda qualquer chama. Logo, abra todas as janelas e pontos de ventilação e leve o botijão para um lugar ventilado.
Conclusão
Em suma, estas são as 6 principais causas de incêndio em residências no Brasil.
Contudo, saiba que existem outros fatores que podem gerar incêndios. Portanto, sempre tenha cuidado e tome todas as medidas preventivas para evitar este tipo de situação.
Sem comentários