Como vencer a timidez: 11 dicas e técnicas

Em suma, muitas pessoas tem interesse em aprender como vencer a timidez. Afinal, algumas pessoas perdem grandes oportunidades devido a timidez de falar em público.

Certamente falar em público é uma habilidade que muitas pessoas não possuem. Pois, se sentem inseguras, com medo e com o sentimento de estarem sendo julgadas pelas outras pessoas.

Assim, isso afeta muito a pessoa tímida, haja vista que em diversas situações como na faculdade, na escola, no trabalho, na igreja e outros locais, pode ser preciso falar em público.

Mas, felizmente, existem métodos que podem ser colocados em prática para que você aprenda como vencer a timidez de uma vez por todas.

O que este artigo aborda:

Como vencer a timidez Como vencer a timidez
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

É possível acabar com a timidez?

Falar em público é um grande desafio para pessoas tímidas. Afinal, a timidez é uma condição que pode causar desconforto, medo e constrangimento.

Esses sentimentos negativos podem provocar um travamento na pessoa quando ela tenta falar. Entretanto é essencial entender o que é timidez.

Por isso é essencial ter em mente que todo mundo pode ter ansiedade. Já que até os maiores oradores podem se sentir ansiosos antes de se apresentarem em público.

Quando a ansiedade domina a pessoa de tal forma que ela não consegue se controlar, pode ser o que chamamos de timidez, por exemplo.

Contudo, é importante saber que até as pessoas tímidas podem aprender a controlar as suas emoções.

Existem casos mais graves em que há a necessidade da ajuda de um profissional e alguns métodos que a própria pessoa pode usar para vencer a timidez.

O que a timidez pode causar?

  • Perda de oportunidade na entrevista de emprego: uma entrevista de emprego depende muito do diálogo e os profissionais de RH avaliam a comunicação do candidato;
  • Reprovação em um seminário na faculdade: muitos alunos tem o famoso “branco” no momento de se apresentar, isso pode causar uma nota baixa e até mesmo uma nota zero;
  • Vexame ao se apresentar na empresa: é muito ruim gaguejar muito e ficar com calafrios em meio aos colegas de trabalho no momento de alguma reunião ou apresentação na empresa, o que pode gerar uma visão negativa sobre o funcionário.

Além disso, existem diversas outras situações em que a timidez pode atrapalhar e ou até mesmo acabar de vez com a oportunidade de alguém.

Porém, o pior é quando as pessoas não entendem que a timidez de falar em público é algo sério e pode ser tratado. Afinal, ninguém decide de ser tímido e é possível vencer a timidez.

Ou seja, ninguém gostaria de passar por uma situação complicada e perder chances de crescer na vida profissional, pessoal ou acadêmica.

Medo de falar em público

Quando se trata de vencer a timidez, não existe uma fórmula que vai fazer você mudar da noite para o dia.

Mas, existem métodos e estratégias que você pode praticar para, aos poucos, perder o medo de falar em público e se sentir mais seguro.

Assim, por mais que possa parecer difícil, se aplicar as metodologias, você se sentirá mais confortável e seguro para falar em público.

Em suma, você precisa entender os métodos e praticar para que isso se torne cada vez mais natural.

Como vencer a timidez?

A seguir, veja quais são os 5 melhores métodos para que você consiga vencer a timidez.

Pratique o autoconhecimento

Na maioria dos casos, não tem como vencer a timidez sem praticar o autoconhecimento.

Em outras palavras, você precisa entenda suas emoções e pensamentos em relação à timidez.

Além disso, identifique as situações em que se sente mais tímido. Em seguida tente entender os seus medos e receios.

Se aceite

A timidez é uma característica muito comum em muitas pessoas. Portanto, se aceite como você é, com todas as suas qualidades e imperfeições.

Leia com frequência as frases motivacionais que você mais se identifica e salve no seu celular. Assim, você pode recorrer a elas sempre que precisar.

Se desafie constantemente

Comece enfrentando situações sociais que o deixem levemente desconfortável e aumente gradualmente o nível do desafio.

Desta forma, isso pode ajudar a construir confiança à medida que você percebe que é capaz de lidar com essas situações mais simples.

Se exponha gradualmente

Se expor gradualmente a situações sociais que o deixam desconfortável é um bom método para quem deseja aprender como vender a timidez.

Contudo, comece com pequenos passos, como participar de grupos de interesse ou fazer apresentações em frente a pessoas conhecidas.

Desenvolva habilidades sociais

Você só consegue desenvolver suas habilidades sociais praticando. Isso pode incluir:

  • Melhorar sua comunicação verbal e não verbal;
  • Aprender a fazer perguntas abertas;
  • Ouvir ativamente;
  • Demonstrar interesse pelos outros.

Tenha o hábito de ler

Ler todos os dias é muito importante para ajudar a aperfeiçoar o seu vocabulário e te ajudar a formular melhor a estrutura das frases que você pronuncia.

É por falta de leitura que muita gente se sente insegura no momento de falar em público, por exemplo.

Pois, sentem que falam errado e não conhecem muitas palavras, o que torna o seu vocabulário pobre e repetitivo.

Por essa razão, fazer a leitura de bons materiais, tais como as melhores gramáticas da língua portuguesa para aperfeiçoar o seu português, bem como a leitura de livros, revistas e artigos que sejam importantes para você adquirir mais conhecimentos.

Grave a sua voz e escute em seguida

Gravar a sua própria voz e ouvir é muito importante tanto treinar a sua fala quanto perceber onde é preciso melhorar.

Além disso, isso faz você se acostumar com a sua própria voz. Assim, isso te ajuda muito quando precisar falar em público.

Melhore sua postura

Melhore a sua postura, já que ela pode passar mais confiança para quem te ouve. Por isso preste atenção nos seguintes detalhes:

  • Crie o hábito de manter a coluna ereta (erguida): isso passa a mensagem de confiança e te deixa mais apresentável;
  • Evite cruzar os braços e colocar as mãos nos bolsos: isso pode causar a impressão de nervosismo;
  • Sorria quando necessário: o sorriso alivia o estresse. Mas, cuidado para não rir o tempo todo na hora da apresentação, já que isso pode demonstrar desespero.

Visualize o sucesso

Antes de uma situação social que parece desafiadora, vise apenas o sucesso sendo confiante e bem-sucedido.

Afinal, isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e fortalecer a sua autoconfiança.

Busque apoio

Considere a possibilidade de buscar apoio de amigos, familiares ou profissionais, como um terapeuta ou coach, para te ajudar no processo de superar a timidez.

Pois, para algumas pessoas, vencer a timidez é muito mais desafiador devido às suas construções sociais.

Pratique a empatia

Tenha em mente que muitas pessoas também têm seus medos e inseguranças. Assim, praticar a empatia pode te ajudar a reduzir o foco em si mesmo e se concentrar mais nos outros.

Desta forma, você consegue facilitar as interações sociais e vencer a timidez aos poucos.

Conclusão

Em suma, nem todo mundo saber como vencer a timidez, principalmente quando se trata de falar em público.

Mas, para algumas pessoas as interações sociais também são um grande problema. Pois, a timidez pode fazer com que a pessoa se sinta desconfortável, com medo e insegura.

Desta forma, isso pode prejudicar muito a vida profissional, pessoal e até mesmo acadêmica da pessoa. Por isso, é preciso praticar todos os dias para vencer a timidez.

https://www.youtube.com/watch?v=cXwpyYyNxXo

Para saber mais sobre como vencer a timidez, veja o vídeo do canal Marcia Guidini.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como vencer a timidez: 11 dicas e técnicas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.