Filme para trabalhar projeto de vida: 6 opções

Existe um novo componente na grade curricular do ensino médio que não pode ser ignorado pelos professores. O seu propósito é desenvolver os aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais dos alunos. Por este motivo, são usados filmes para trabalhar projeto de vida.

O cinema pode nos fazer mergulhar na vida de um determinado personagem, sendo alguém que marcou a história ou uma pessoa completamente desconhecida. Assim como a literatura, o cinema molda suas histórias na realidade ou em lições para serem aprendidas. 

Mesmo que não aconteça em todos os filmes, existem muitos filmes que passam mensagens muito importantes e que deveriam ser vistos por mais pessoas. 

Por mais que muitos filmes sejam escritos apenas com intenção de divertir ou de gerar lazer, existem muitas histórias onde você consegue mergulhar no dia a dia de pessoas inspiradoras, que contam narrativas marcantes. 

Esses são os filmes que debatem ou ilustram a necessidade de trabalhar nossos projetos de vida. É importante fazer uma análise mais detalhada de cada um dos filmes, após assistir. Como fazer resenha crítica, por exemplo.

Nesse artigo, vamos explicar melhor o que é o componente curricular sobre projeto de vida. Além disso, também vamos apresentar  uma lista com 6 filmes para trabalhar com os alunos. Acompanhe.

O que este artigo aborda:

Filme para trabalhar projeto de vida Filme para trabalhar projeto de vida
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

O que é o componente Projeto de Vida?

A Base Nacional Comum Curricular possui componentes essenciais que devem ser trabalhados no novo Ensino Médio. Projeto de Vida é um destes itens, conforme consta na Lei nº 13.415/2017.

Sendo assim, os professores precisam desenvolver atividades capazes de contribuir com a formação integral dos alunos e estímulo para a construção de um projeto de vida. 

Para desenvolver esta competência, os professores precisam considerar que os estudantes se encontram numa fase de tomada de decisões. É o momento de pensar em escolhas para o futuro, como escolher a faculdade e dar os primeiros passos na vida profissional. Portanto, vale a pena utilizar o audiovisual para apresentar lições de vida e histórias inspiradoras. 

Após a exibição do filme, para estimular o pensamento crítico dos alunos, o professor pode ensinar como fazer resenha crítica e solicitar este tipo de trabalho valendo nota. Assim, os alunos adquirem ensinamentos para a vida e desenvolvem a escrita. 

7 opções de filme para trabalhar projeto de vida

A seguir, veja as melhores opções de filme para trabalhar projeto de vida.

1. Intocáveis (2011)

Escrito e realizado por Olivier Nakache e Éric Toledano. 

Esse é um filme do cinema francês que conta a história de como um jovem entra na vida de um milionário tetraplégico, curador de arte, apenas para conseguir uma assinatura para o seu seguro desemprego. 

O jovem, mesmo sem nenhuma experiência prévia, foi escolhido dentre outros candidatos para ser o auxiliar de enfermagem que ajudaria Philippe, o multimilionário, no seu dia a dia. 

Os dois acabam criando laços profundos e se encontrar em meio aos seus problemas. É um excelente filme, baseado numa história real, contada no livro A segunda respiração de Philippe Pozzo di Borgo. 

2. Extraordinário (2017)

Filme dirigido por Stephen Chbosky.

Conta a história de Auggie, no auge de seus 10 anos. O menino nasceu com uma má formação que prejudicou suas expressões faciais e o formato de seu rosto, o fazendo passar por 27 cirurgias plásticas de reconstrução. 

O período específico do filme mostra o garoto começando a frequentar a escola e lidando com problemas do cotidiano, com amizades e o preconceito por ser diferente. 

Auggie conquista o coração de todos os seus novos amigos e professores por conta de seu jeito singelo e doce. O garoto é bem humorado e carismático. 

Foi baseada no romance de mesmo nome escrito por R.J. Palacio. 

3. Forrest Gump: o contador de histórias (1994)

Dirigido por Robert Zemeckis.

É um filme clássico que carrega a vitória em 6 Oscars e com toda certeza não poderia ficar de fora de nenhuma lista de filmes desse estilo. 

É a história dos últimos 40 anos da história dos estados unidos contada sob a visão de um homem com o qi baixo. Ele passa por diversos acontecimentos marcantes e a mensagem que Forest tenta passar para o mundo é a forma como ele levou sua vida sem fazer julgamentos e praticando sempre a capacidade de perdoar. 

Mais um filme baseado em um livro, de mesmo nome, escrito por Winston Groom. 

4. Divertida Mente (2015) 

Dirigido e co-escrito por Pete Docter.

Uma animação encantadora que mostra o que se passa na mente de uma menina que teve sua vida completamente bagunçada depois que os pais a forçaram a se mudar para um lugar novo, onde não tinha nenhum amigo. 

Essa animação nos mostra em momentos divertidos como o cérebro funciona ao “lidar” com as emoções. Já que a habilidade de lidar com as emoções e sentimentos é muito importante para planejar e concretizar os projetos de vida, esse filme se torna muito importante para as crianças já começarem a desenvolvê-la. 

5. À Procura da Felicidade (2006)

Dirigido por Gabriele Muccino.

Retrata a história de um pai e seu filho de cinco anos que precisam sobreviver à falência e ao despejo. É uma história que nos força a pensar como lidaríamos com essa situação, além de nos inserir nos acontecimentos diários dessa dupla. 

Enquanto o pai trabalha sem remuneração em uma vaga de estagiário, torcendo para que seja contratado ao final do prazo do contrato, o filme retrata a história real de Chris Gardner.

6. Um sonho possível

Direção: John Lee Hancock.

É a historia de um jovem negro que tem uma mae viciada em drogas que acaba não tendo onde morar. O garoto acaba dormindo no galpão da escola para se abrigar da chuva e do frio e numa das noites enquanto caminhava para a escola tarde da noite é avistado por Leigh Anne Tuohy que o convida para passar aquela noite em sua casa. 

No decorrer do dia a dia Michael, ou Big Mike, vai se inserindo no dia a dia da família e se torna uma parte importante da casa. Ele se destaca nos esportes e acaba se tornando astro de futebol americano.  

Conclusão

Com essa lista em mãos, um balde de pipoca e um pote de guloseimas você está pronto para se emocionar com histórias de vida cheias de lições importantes e obras cinematográficas que te fazem chorar.

Para saber mais opções de filme para trabalhar projeto de vida, veja o vídeo do canal Prof. Projeto de Vida.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Filme para trabalhar projeto de vida: 6 opções"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.