Conheça as melhores festas juninas do Brasil

O mês de junho chegou, trazendo consigo uma das tradições mais queridas do Brasil: as festas juninas! Festa marcada por danças, músicas, comidas típicas e muita alegria, refletindo a rica cultura e o espírito festivo interiorano.

Mas as festas juninas são importantes não só pela diversão, mas também pela preservação das tradições culturais e para juntar a comunidade, incentivar o turismo nacional e apreciar pratos típicos.

Com tantas festas boas e clássicas, é bom conhecer algumas das melhores do país, quem sabe se encanta e seja um dos milhares de visitantes de todo ano.

Festa Junina de Ouro Preto (Minas Gerais)

A festa junina de Ouro Preto é uma celebração tradicional que acontece nas ruas históricas da cidade. Com isso ela reúne em um cenário encantador suas quadrilhas, shows de música sertaneja e forró, moradores e turistas.

Com barracas de comidas típicas que oferecem delícias como canjica, milho assado e quentão, enquanto a decoração colorida e os trajes típicos mineiros enchem de vida as ladeiras de paralelepípedos.

Para variar, a rica cultura mineira se reflete em cada detalhe, tornando a festa de Ouro Preto uma verdadeira experiência.

São João de Caruaru (Pernambuco)

A festa de São João de Caruaru é conhecida como a Capital do Forró e é uma das maiores e mais tradicionais festas juninas do Brasil.

O evento é famoso pelas apresentações musicais, que incluem todo ano grandes nomes do forró, concursos de quadrilhas e uma grande fogueira que marca a celebração.

Além disso, as barracas de comidas típicas estão lá te esperando com as deliciosas pamonhas, canjicas, bolos de milho e muito mais. A festa de São João de Caruaru é um exemplo da cultura nordestina, com muita música, dança e alegria que todo brasileiro precisa visitar ao menos uma vez.

Festa Junina de Parintins (Amazonas)

Lá em cima, Parintins, é conhecida pelo Festival Folclórico de Parintins, e vai além das tradições juninas e inclui as espetaculares apresentações dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido.

Um dos eventos mais coloridos e vibrantes do Brasil, com shows de dança, música e teatro que contam a história e a cultura do Amazonas, a competição entre os dois bois é uma show à parte que encanta o público com coreografias elaboradas, fantasias deslumbrantes e a riqueza das lendas amazônicas.

Festa Junina de Mossoró (Rio Grande do Norte)

Conhecida como Mossoró Cidade Junina, é uma das maiores e mais animadas do Nordeste, sendo um dos destaques do evento o espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, que reencena a resistência dos mossoroenses contra o bando de Lampião.

A festa também conta com quadrilhas, shows de forró e uma grande variedade de comidas típicas. Tudo isso e ainda faz valer a importância histórica da celebração com a animação dos participantes.

Festa de São João de Salvador (Bahia)

Em Salvador temos outra das mais animadas festas do país, com apresentações musicais que incluem grandes nomes da música popular brasileira.

As barracas de comidas típicas oferecem uma variedade de delícias esperadas, como milho assado e pamonha, e outras que só vai encontrar com originalidade na Bahia, caso do licor de jenipapo.

A cidade se enfeita com bandeirinhas coloridas e fogueiras, criando o cenário bem tradicional de festa junina, o que torna tudo muito acolhedor. E Salvador também tem danças tradicionais contagiantes dos baianos que fazem da festa de São João de Salvador um evento inesquecível.

Festa Junina de São Luís (Maranhão)

Famosa pelas apresentações de bumba meu boi, uma das tradições mais importantes do Maranhão. 

O evento conta com barracas de comidas típicas muito especiais como arroz de cuxá, torta de camarão e mingau de milho. 

E a atmosfera festiva e riqueza cultural das apresentações tornam a festa junina de São Luís uma celebração imperdível para quem deseja conhecer a cultura maranhense ao mesmo tempo que aproveita uma festividade que já está acostumado.

Festa Junina de Aracaju (Sergipe)

O Arraiá do Povo é uma das mais populares do estado de Sergipe, evento marcado por grandes apresentações musicais, quadrilhas, barracas de comidas típicas e até feiras de artesanato.

As danças e a decoração colorida criam um ambiente festivo que atrai moradores e turistas do país inteiro, sendo uma tradição junina que é mantida viva com muita música, dança e suas comidas saborosas.

O que mais gostamos nas festas juninas?

Mas é seguro dizer que o que as pessoas mais gostam nas festas juninas são as comidas típicas.

Pratos muito apreciados como a já citada pamonha, canjica, milho assado, quentão, bolo de milho e muitos outros. Em barracas de comidas que oferecem uma variedade de opções para agradar a todos os gostos. 

Para complementar as festas, é muito comum encontrar deliciosos embutidos (como salsichões, pães com linguiça, cachorro-quente), espetinhos e até outros lanches. 

De todo modo, essas festas e opções representam a diversidade cultural que temos e proporcionam uma experiência única e inesquecível que podemos repetir todo ano. Então não deixe de participar dessas festas e aproveite as melhores tradições juninas!

Compartilhe:

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Conheça as melhores festas juninas do Brasil"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.