Com quantos anos começa a fazer o ENEM?

Todos os anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), atrai milhões de participantes, tornou-se um passaporte para o ensino superior no Brasil: serve de critério para ingresso em universidades públicas e privadas, bolsas e financiamentos.

Por isso, segundo os cursos online grátis, participar do Enem é uma forma de avançar na carreira. Mas posso fazer o teste depois de estudar por um tempo? Posso usar o Enem como sendo um treinamento mesmo estando no terceiro ano do ensino médio?

Veja as respostas para todas essas perguntas abaixo. Aprenda também como usar as notas do Enem para tirar o certificado do ensino médio e, consequentemente, ingressar na faculdade!

O que este artigo aborda:

Com quantos anos começa a fazer o ENEM Com quantos anos começa a fazer o ENEM
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Você tem idade para fazer o Enem?

Não existe idade certa para receber o Enem. Adolescentes, jovens profissionais, pessoas mais maduras, idosos, entre outros. Todos podem se inscrever no exame.

Porém, sempre tenha em mente que para ingressar no ensino, você deve ter uma excelente bagagem de conhecimento. Por conta disso, indicamos que você faça um curso online sobre os assuntos que são cobrados dentro do Enem.

Posso usar o Enem como treinamento?

Nos vestibulares, geralmente são chamados de treinadores aqueles que ainda estão no ensino médio e, portanto, não podem cursar o ensino superior (somente aqueles com diploma do ensino médio podem ingressar na faculdade).

Essas pessoas estão fazendo o Enem apenas para ganhar experiência, entender o formato do exame e fazer a autoavaliação.

Os treinadores que decidem aceitar o Enem precisam ficar atentos a três coisas:

  1. Mesmo tendo um bom desempenho, você não pode usar os resultados para participar do processo seletivo para o ensino superior ou até para concorrer a vagas dentro do mercado de trabalho;
  2. Os resultados não podem ser usados ​​para obter um certificado de ensino médio;
  3. Para os treinadores, os resultados do Enem são divulgados 60 dias após os resultados oficiais;

Em suma, neste caso, a participação no Enem serve apenas para avaliar o conhecimento. Se você tiver alguma dúvida sobre isso, consulte o edital do Enem.

Posso fazer o Enem para tirar o diploma do ensino médio?

Sim, desde que atenda aos critérios definidos no edital do Enem. São eles:

  • Ser maior que 18 anos;
  • Marque a opção de obter um certificado de ensino médio ao se inscrever para o exame;
  • Cumprir as pontuações exigidas: pelo menos 450 em cada teste objetivo (linguagem e codificação, ciências naturais, humanidades e matemática) e 500 na redação.

Vale lembrar que a emissão de certificados não é automática. Os candidatos devem escolher um credenciador dentre as entidades disponíveis que estarão no sistema de inscrição do Enem e seguir todos os procedimentos previstos para a obtenção do diploma.

Um diploma de ensino médio com notas no Enem vale tanto quanto um documento emitido por uma determinada escola regular. Com ele, é possível cursar o ensino superior e se candidatar a empregos ou cargos públicos que exijam esse nível de ensino.

Eu me formei no ensino médio. Posso fazer o teste?

Sim! Não há restrições para participar do Enem. Todas as pessoas, independentemente de qualquer idade, podem fazer o teste. Não importa se você terminou o ensino médio, se entrou no mercado de trabalho, se já tem um diploma universitário.

Eu fiz um exame uma vez. Posso fazer de novo?

Sim. Você poderá prestar o Enem quantas vezes quiser.

Idosos também podem fazer ENEM?

Sim. Não só os idosos podem fazer o Enem, mas também podem obter ajuda de organizações de exames. É o chamado serviço específico, que está descrito detalhadamente na notificação. Este serviço deve ser solicitado no ato da inscrição.

Os idosos que fazem o Enem podem participar do processo seletivo com base na pontuação do Enem (desde que outros requisitos sejam atendidos). Você também pode obter um certificado do ensino médio se marcar esta caixa ao se inscrever e obter as notas exigidas.

Como faço para entrar na universidade usando o nível do Enem?

Agora que você sabe que não tem idade suficiente para estudar, pode estar pensando em entrar no Enem para a universidade. Conheça o principal processo de seleção por meio das pontuações dos testes:

Sistema de Seleção Unificada (Sisu): O Sisu utiliza as últimas notas do Enem com o objetivo de classificar os candidatos vagos nas universidades públicas de todo o país. Não há necessidade de prestar vestibular e, para se candidatar, basta não se concentrar na redação. A conquista de uma vaga pode levar de 500 a 800 pontos, dependendo da universidade que você for escolher.

Programa Universidade para Todos (ProUni): O ProUni utiliza as notas do Enem para conceder bolsas de estudo a pessoas de baixa renda. Para se inscrever, é preciso atender a determinados requisitos de escolaridade e renda familiar, além de ter média de prova mínima de 450 e nota acima de zero na redação mais recente do Enem.

Em alguns cursos, você pode ingressar com desempenho próximo aos requisitos mínimos. Nas vagas mais competitivas, o desempenho tende a ser necessário, e o candidato deve ultrapassar os 700 pontos.

Fundos de Assistência Financeira Estudantil (FIES): O FIES é um programa do governo federal que utiliza as notas do Enem com o objetivo de classificar os candidatos ao crédito universitário. Juros baixos e pagamentos a longo prazo. É necessário atender aos requisitos de renda e deverá ser feita qualquer versão do Enem a partir de 2010 com média mínima de 450 na prova e nota que seja maior que zero na redação.

Admissão Direta: Nesse modelo, cada universidade vai definir os seus próprios critérios de aproveitamento das notas do Enem. É comum o uso de tickets diretos para preenchimento de vagas. Consulte o regulamento da faculdade de seu interesse.

Para saber mais sobre com quantos anos começa a fazer o ENEM, veja o vídeo do canal Débora Aladim.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Com quantos anos começa a fazer o ENEM?"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.