Como aprender um novo idioma: 8 métodos

Aprender um novo idioma é uma decisão importante na vida de uma pessoa porque pode abrir inúmeras portas e oferecer uma quantidade enorme de experiências gratificantes. 

Se ainda não aprendeu uma língua estrangeira, a recomendação geral a nível académico e laboral é que comece o quanto antes. 

Saber mais do que uma língua lhe dará melhores oportunidades de emprego e um leque amplo de opções para estudar, especialmente a nível de estudos superiores. 

O que este artigo aborda:

Como aprender um novo idioma Como aprender um novo idioma
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como aprender um novo idioma?

O primeiro passo que deve fazer é escolher o idioma que deseja aprender e esclarecer os motivos pelos quais deseja aprender uma língua estrangeira.

Por exemplo, saber qual o melhor método para aprender inglês é essencial para agilizar o processo de aprendizado do idioma.

Além disso, defina o tempo que tem ou dispõe para a aprender bem, para a dominar e poder falar essa nova língua ou idioma da forma mais fluída possível ou, pelo menos, que se possa defender com ela em diferentes situações. 

Uma vez que tenha resolvido estas questões, então prossiga com as estratégias que vai poder aplicar para ter um aprendizado de sucesso, seja de forma individual ou grupal, pela sua conta ou com um professor especialista na língua que decidiu aprender.

Por exemplo, se você decidir começar a estudar alemão, é melhor encontrar um professor de alemão que o ajude a tirar todas as suas dúvidas e o acompanhe durante todo o processo de aprendizagem.

No momento de se focar nas estratégias de aprendizado comece pela divisão delas, isto é, por cada competência linguística que você deverá aprender e dominar. 

Tenha em conta que pode dividir as estratégias e os conteúdos de aprendizado por cada um dos níveis estabelecidos no Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (QECR). 

No QECR são estabelecidos seis níveis específicos de aprendizado:

  • Falante básico ou elementar: níveis A1 e A2.
  • Falante independente: níveis B1 e B2.
  • Falante proficiente: níveis C1 e C2. 

Uma vez conhecidos os níveis pelos quais deve transitar, e descobrindo os objetivos que cada nível tem, então poderá distribuir o seu aprendizado nas quatro competências linguísticas propostas. 

Compreensão escrita

A compreensão escrita é o processo no qual uma pessoa lê e compreende qualquer tipo de texto.

À medida que você avance no seu estudo compreenderá cada vez mais os textos que lê, mas deve ter em conta que deve começar pelo mais simples e depois ir avançando em dificuldade.

Use as redes sociais ao seu favor 

Siga alguns dos influenciadores ou pessoas que tratem de temas que sejam do seu interesse na língua que está a aprender. Por exemplo: cozinheiros, atores, pintores, pessoas que fazem artesanato, pessoas relacionadas com a moda, desenho de interiores, entre outros.

Uma vez que siga a estas pessoas, desfrute do conteúdo que geram, mas ao mesmo tempo traduza as mensagens que escrevem e guarde de forma digital ou escrita as expressões idiomáticas ou frases feitas próprias da língua. 

Leia tudo aquilo que puder

Os contos feitos para crianças e jovens são excelentes textos que você pode usar para aprender uma língua do zero por serem curtos e terem uma linguagem simples de compreender. 

Caso encontre palavras desconhecidas, pode procurar num dicionário digital ou físico e assim ficará a saber o significado delas. 

Na Internet também poderá encontrar jornais com textos simples no idioma que quer aprender, pelo que além de praticar a compreensão escrita você poderá ficar à par do que se passa nalguns países onde se fala tal idioma. É só lucros, né? 

Compreensão oral

Uma vez que compreenda o que lê, então poderá passar a compreender aquilo que ouve. 

A compreensão oral é aquele processo por meio do qual você consegue perceber qual é a informação que se transmite de forma oral. 

Lembre-se que no princípio pode chegar a ser muito difícil compreender a língua que está a aprender por não ter um conhecimento da mesma, mas pode seguir algumas sugestões. Bora lá!

Ouça e leia as suas canções preferidas

Se você tiver alguns cantores preferidos no idioma que está a aprender, então não hesite em procurar a letra das canções e as ouvir mais do que uma vez, para praticar a compreensão oral. 

Ouvir a canção e ler a letra ao mesmo tempo lhe dará a possibilidade de perceber como é que se pronuncia cada letra e cada palavra. 

Ouça podcasts

Esta recomendação é para pessoas que estão num nível um pouco mais avançado porque há alguns podcasts que são difíceis de compreender ou as pessoas que falam o fazem de forma rápida.

Há podcasts de todos os temas, desde o mais lento até o mais rápido, com as palavras mais simples e as mais complexas, mas há montes deles. Aproveite esta ferramenta tão útil e gratuita e pratique a compreensão oral. 

Pode fazer o mesmo com aqueles vídeos que servem de tutoriais, especialmente aqueles que você pode ver com legendas. 

Expressão escrita

Se expressar de forma escrita quer dizer que você é capaz de comunicar situações e intenções por meio de textos escritos. 

Se você seguir algumas das seguintes recomendações poderá aperfeiçoar a sua expressão escrita. 

Escreva o que para si é conhecido 

Escreva a sua apresentação pessoal, fale de quem é, quantos anos tem, qual é a sua profissão, os seus gostos, passatempos, os motivos pelos quais está a estudar a nova língua e quais são os seus alvos de vida. 

Outra estratégia é imaginar que sai de casa e tem de deixar notas para os seus familiares onde diga para onde é que vai, quando volta, a que horas e se eles devem fazer alguma coisa na sua ausência. 

Já alguma vez escreveu um diário? 

Fazer um diário permite você escrever em vários tempos verbais e aplicar estruturas gramaticais e novo vocabulário cada dia, dependendo daquilo que faça. 

Expressão oral

A expressão oral é a mais complexa das competências linguísticas, mas também a mais útil e a mais usada de todas elas.

Por meio da oralidade você pode transmitir e comunicar mensagens de forma rápida e efetiva, através das palavras e frases que você pronuncia. 

Para desenvolver a oralidade, siga algumas recomendações. 

Fale em voz alta

Se grave a falar sobre temas que sejam do seu interesse, a dar uma opinião sobre um artigo que leu ou sobre um programa que viu. 

Depois de se gravar, ouça com atenção o seu áudio e aperfeiçoe a sua pronúncia. 

Faça amigos 

Falar com pessoas nativas da língua que quer aprender lhe dará muitos benefícios, não só por poder aprender sobre a cultura deles, mas também por poder conversar e praticar com eles a língua que está a aprender.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como aprender um novo idioma: 8 métodos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.