Principais destinos de intercâmbio na europa

A Europa é, inquestionavelmente, um dos destinos mais procurados por estudantes de todo o mundo para intercâmbio. As instituições educacionais de alta qualidade, ricas culturas e oportunidades diversas se unem para tornar o continente uma escolha atrativa aos interessados. 

Neste post, vamos explorar os principais tipos de intercâmbio na Europa e, além deles, os principais destinos para intercâmbio no continente. 

Ao terminar de ler, conte-nos nos comentários qual o tipo e o destino dos sonhos do seu próximo intercâmbio! Basta escolher quais deles fazem mais sentido para você, de acordo, claro, com os seus objetivos de vida e preferências.

O que este artigo aborda:

Principais destinos de intercâmbio na europa Principais destinos de intercâmbio na europa
Pin It

Fonte da imagem: Unsplash

Tipos de intercâmbio na Europa

Você sabia que existem diferentes tipos de intercâmbio na Europa? Cada um deles oferece experiências diferentes a quem viaja e varia de acordo com as necessidades, objetivos e metas de cada intercambista.

Intercâmbio educacional

Como diz o nome, o intercâmbio educacional foca em nada menos do que o aprimoramento acadêmico de cada aluno/intercambista. 

É através de um intercâmbio educacional, por exemplo, que os estudantes têm a oportunidade de estudar em renomadas instituições europeias, adquirindo conhecimentos avançados e experiências internacionais que fazem toda a diferença em seus currículos.

Esse tipo de intercâmbio inclui cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e programas de especialização.

Intercâmbio estudantil

É através do intercâmbio estudantil que alunos do ensino médio e universitário têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia de uma escola ou universidade europeia. 

Esse tipo de intercâmbio proporciona a imersão no sistema educacional local, ajudando cada estudante a desenvolver habilidades acadêmicas e culturais, além de melhorar a proficiência dos intercambistas em um novo idioma (inglês, espanhol, francês, italiano, alemão… afinal, estamos falando da Europa e, aqui, idioma é o que não falta).

Intercâmbio cultural

O intercâmbio cultural tem como objetivo principal a troca de experiências e o enriquecimento cultural. Em um intercâmbio cultural, você participa de programas que promovem a integração com comunidades locais, oportunizando a vivência de costumes e tradições europeias. 

Esse tipo de intercâmbio é ideal para quem deseja ampliar sua visão de mundo e desenvolver habilidades interculturais.

E aí? Qual dos tipos de intercâmbio mencionados acima faz o seu olho brilhar?

Principais destinos para intercâmbio na Europa

A variedade de destinos europeus para estudantes de intercâmbio impressiona – afinal, ela não é nada restrita. 

A seguir, destacamos alguns dos principais destinos de intercâmbio na Europa que, não à toa, estão entre os queridinhos de quem já fez (ou ainda faz) um intercâmbio.

Valência, Espanha

Valência une a tradição e a modernidade europeia como nenhum outro destino. Essa cidade espanhola é conhecida por suas universidades prestigiadas, como a Universidade de Valência, por exemplo, que oferece programas variados e de alta qualidade. 

O que chama a atenção por aqui envolve, sem dúvidas, o clima agradável e mediterrâneo, as praias e a riquíssima vida cultural valenciana, que oferece, entre seus eventos, as Fallas, que nada mais são do que o Carnaval (imperdível, por sinal) de Valência. 

A cidade ainda dispõe de um custo de vida mais acessível quando comparado ao de outras grandes cidades europeias, o que a torna uma escolha ainda mais atraente para estudantes em busca de uma experiência enriquecedora sem pesar no bolso. 

E, por fim, o óbvio: o espanhol é o idioma europeu que mais se assemelha ao nosso – o que, no final das contas, acaba fazendo um pouco de diferença, sim.

Dublin, Irlanda

Não é à toa que Dublin faz sucesso entre os destinos para intercâmbio. Sua qualidade de vida, forte tradição acadêmica e mercado de trabalho em desenvolvimento são apenas alguns dos fatores responsáveis por chamar a atenção de quem deseja estudar fora.

Segundo a pesquisa Selo Belta, feita em 2020, a Irlanda é o terceiro destino de estudo mais popular entre os brasileiros, canadenses e americanos. A cidade abriga instituições de ensino reputadas, como o Trinity College, por exemplo, conhecido por seu ensino de excelência. 

Dublin se destaca pela hospitalidade dos irlandeses e por oferecer uma oportunidade de aprimoramento (ou aperfeiçoamento) do inglês de cada um dos estudantes em um ambiente nativo. 

A história irlandesa é contada através de castelos e museus, enquanto o setor tecnológico e de inovação ganham cada vez mais espaço na cidade. 

Apesar do tradicionalismo, a vida noturna, os festivais e as celebrações de Dublin não deixam nada a desejar.

Londres, Inglaterra

Você já deve ter ouvido que Londres é um dos destinos mais cobiçados para intercâmbio. O motivo? Suas oportunidades acadêmicas em instituições de prestígio. Entre elas, estão a University College London, a London School of Economics and Political Science e a King’s College London.

A cidade é um centro global de cultura, finanças e educação (e estranho seria se ela não chamasse a atenção de estudantes do mundo inteiro). A diversidade cultural da cidade e seus inúmeros museus, teatros, e eventos internacionais, também fazem de Londres o que ela é.

Embora o custo de vida por aqui seja elevado, a qualidade da educação e a diversidade de experiências culturais disponíveis fazem de Londres uma escolha inigualável para estudantes em busca de uma experiência de intercâmbio como nenhuma outra.

St. Julian’s, Malta

O clima mediterrâneo de St. Julian ‘s, em Malta, chama a atenção dos intercambistas que não são tão fãs do frio extremo. Você sabia que esse destino é conhecido por suas escolas de idiomas de alta qualidade? Afinal, não é à toa que a cidade representa um dos melhores locais para aprender inglês.

Essa pequena cidade costeira da região central de Malta é uma das áreas mais populares e movimentadas da ilha. As atrações turísticas e a vida noturna de St. Julian’s (ou San Ġiljan, em maltês) esperam por você num ambiente seguro e acolhedor.

Veneza, Itália

Veneza é, em todos os sentidos possíveis, única. No sentido “intercâmbio”, essa descrição segue sendo verdadeira. 

A cidade é conhecida por suas instituições acadêmicas, como a Universidade Ca’ Foscari, por exemplo, que oferece diferentes opções de programas de estudo a estudantes interessados. Sua beleza e história não existem em nenhum outro lugar do mundo – afinal, estamos falando dela: a Itália.

A arquitetura, os canais, a atmosfera cultural, a clássica (e insubstituível) culinária italiana… os estudantes escolhem Veneza não apenas pela qualidade da educação, mas também pela oportunidade de viver em um lugar repleto de arte, história e tradição.

Chipre

O Chipre é, entre todos esses, um dos destinos menos disputados para intercâmbio. “Novo no ramo”, ele é conhecido por suas paisagens, seu clima ensolarado e sua cultura diversa. 

A ilha oferece uma união de influências gregas e turcas, proporcionando uma experiência cultural riquíssima a cada um de seus intercambistas. 

As instituições educacionais do Chipre, como a Universidade de Nicósia, por exemplo, têm ganhado cada vez mais reconhecimento pela qualidade do ensino e infraestrutura moderna oferecidos. 

Viva o melhor de uma ilha tão acolhedora como o Chipre, com direito a oportunidades educacionais que vem ganhando espaço e reconhecimento ao longo dos anos e, não menos importante, um estilo de vida mediterrâneo invejável.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Principais destinos de intercâmbio na europa"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.