O que é gamificação

Quando falamos em jogos, logo pensamos em entretenimento e diversão, assunto esse que parece divergir com uma ciência tão importante quanto a educação, e é aí que entra a própria gamificação da educação.

Vamos abordar o que é esse termo e como a gamificação da educação torna uma prática tão significativa na vida de todos, não só em diversão, como também aprimora seus métodos e resultados, desde crianças até adultos.

O que este artigo aborda:

O que é gamificação O que é gamificação
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

O que é gamificação

Gamificação é a prática que visa trazer elementos de jogos para contextos de “não jogo”. Ou seja, implementar funções de jogos em coisas não relacionadas a entretenimento e sim, produtividade, ou no caso, aprendizado.

Para que serve

A consequência dessa implementação, por mais que pareça contraditório, teve comprovações muito positivas, ajudando os alunos a não só se divertirem durante a prática, como também a melhorar sua capacidade de aprendizado e engajamento nas aulas.

Como a gamificação pode ser usada no ensino?

Durante a prática da gamificação da educação, é usado os mesmos elementos de um jogo, só que para o aprendizado.

Os alunos interagem e vivenciam as lógicas de jogos durante os ensinos, como alcançar metas, se desafiarem, receberem feedbacks ao concluírem algum nível de progressão em determinada etapa, e por aí vai.

Como as características de jogos e experiências lúdicas são coisas que estão na nossa natureza, como a capacidade de desafiar e brincar ao mesmo tempo, unir ambos os aspectos podem fazer com que o aluno não se veja pressionado a participar e se envolva por livre espontânea vontade. 

5 estratégias de gamificação para usar na educação

O processo de gamificação da educação não é uma tarefa fácil e provavelmente seu resultado não irá aparecer muito rapidamente.

A implementação envolve entender como um jogo funciona e o porquê ele cativa e engaja as pessoas por meio dos seus elementos.

Mas com as estratégias certas em mãos, o caminho para o aprendizado é mais curto, confira:

Competição

A competição é que ajudará a promover uma disputa saudável entre os alunos ou equipes, usando placares de pontuação, rankings, regras, etc. Usar tais elementos influencia na motivação dos alunos.

Recompensas

A mecânica de premiação é super importante nesse processo. Disponibilizar prêmios, medalhas, pontos, níveis e outros métodos de incentivo irá contribuir e muito para o engajamento dos alunos.

Missões e desafios

A construção e elaboração criativa de atividades para os alunos estimularem seu raciocínio, capacidade criativa e sua perspicácia para resolver problemas relacionados ao conteúdo que está sendo trabalhado.

Avatar

Os avatares seriam a possibilidade dos alunos personificarem personagens por si para auxiliar no contexto e clareza das atividades. Isso faz com que eles se imergem nas histórias, facilitando os jogos.

Storytelling ou narrativa 

A narrativa abrange todo o contexto da gamificação da educação, pois com ela, os alunos se sentem mais confortáveis em abraçar todas as mecânicas do jogo, dando propósito aos conteúdos apresentados.

Ferramentas úteis para gamificação educativa

Existem ferramentas e plataformas que são pensadas justamente para que o aprendizado no geral seja gamificado.

Algumas delas são para tipos de aprendizados específicos, mas que são exemplos mais do que suficientes para nos ajudar a ter uma boa ideia da importância da gamificação no ato da produtividade. Confira alguma delas a seguir: 

  • Duolingo: o Duolingo talvez seja o maior e mais popular exemplo de ferramenta de aprendizado gamificada que listamos agora. Toda dinâmica da plataforma contém recursos gamificados como recompensas e conquistas ao realizar as atividades, sistema de vida e corações, desafios diários para manter os usuários engajados nas plataformas;
  • Minecraft For Education: essa é uma versão diferente do popular jogo Minecraft, que é totalmente direcionada para o aprendizado. O jogo permite que os alunos estimulem seu trabalho em equipe enquanto desenvolvem sua capacidade criativa, planejamento e tomada de decisões por meio da interação, facilitando o interesse pela participação;
  • ENEM Game: essa é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Educação do Brasil e simula para os alunos o Exame Nacional do Ensino Médio, oferecendo as perguntas em um ambiente de jogo, incentivando a capacidade e habilidade do aluno para o exame;
  • Kahoot: plataforma educacional baseada em questionários interativos e jogos de perguntas para testar o conhecimento dos alunos. A plataforma pode ser acessada por meio do seu smartphone ou computador.

A gamificação é uma alternativa interessante para tornar o que deveria ser maçante e engessado em algo divertido e dinâmico, pois ao oferecer incentivos e estimular a competitividade, os estudantes se sentem motivados a atingir níveis cada vez mais altos.

Mantenha seu negócio engajado e melhore a qualidade da rotina das suas equipes com a Gamefic, a empresa especializada em gamificação para diversos setores por profissionais competentes e atenciosos!

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "O que é gamificação"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.