Saber quais são as fases da lua dá a possibilidade de acompanhar esse satélite natural e aproveitar o visual de casa.
Algumas pessoas até preparam o ambiente com incensos, almofadas, óleos essenciais e tudo mais para observar e saber mais sobre a lua e as suas influências.
Geralmente nos perguntamos quais são as fases da lua quando notamos alguma diferença no céu. Seja ela no seu formato mais chamativo, conhecido como lua cheia, seja quando os eclipses tomam conta.
O que este artigo aborda:
- O que são as fases da lua?
- O que é ciclo lunar?
- Quais são as 4 fases da lua?
- 1. Lua minguante
- 2. Lua nova
- 3. Lua crescente
- 4. Lua cheia
- Qual é a influência da lua nas mares?
- Conclusão
O que são as fases da lua?
Antes mesmo de saber quais são as fases da lua, é importante saber como elas acontecem.
Em suma, a lua é o único satélite natural da Terra, enquanto outros planetas possuem dezenas, como é o caso de Saturno que tem 48 satélites naturais, Júpiter com 62 e Netuno com 38.
Os satélites são corpos que orbitam outros corpos. Ou seja, um planeta que vive no entorno de outro. No caso da Terra, ela orbita o sol, e a lua, orbita a Terra. Portanto, é uma dança contínua e que produz efeitos como as fases da lua.
Isso porque, a lua não tem luz própria, ela projeta a luz que vem do sol enquanto orbita a Terra e o sol. E de acordo com a posição que ela está, apenas uma parte dela é possível ser iluminada.
As fases da lua são um jogo de luz e sombra que acontece enquanto o satélite faz o seu movimento em volta da terra. Ao total, elas são 8, mas, existem 4 principais que se destacam durante esse caminho.
O que é ciclo lunar?
O ciclo lunar é composto pelos movimentos do satélite em torno da Terra e do Sol que indicam quais são as fases da lua.
Existem três movimentos principais, são eles:
- Rotação: quando a lua se move em torno do seu próprio eixo;
- Revolução: quando a lua está em movimento ao redor da Terra;
- Translação: acontece ao redor do Sol, juntamente com a Terra.
Quando a lua completa a sua trajetória, a incidência dos raios solares que a iluminam se modifica. Ou seja, assim como a iluminação de um objeto que muda de lugar no decorrer do dia, a lua também apresenta sombras e brilho diferentes.
Essa iluminação indica em que posição a lua está em relação ao sol e é chamada de fase lunar. Ao total, são 8 fases da lua, sendo 4 mais nítidas e importantes.
Além disso, a lua demora em média 29,5 dias para completar a sua movimentação e esse período chamamos de ciclo lunar, sinódico ou mês lunar.
Quais são as 4 fases da lua?
Este é um fenômeno importante e que é possível de ser visto a olho nu. Afinal de contas, todas as noites ao olhar para o céu é possível ver a lua e o formato que ela se encontra.
E esse é um dos motivos que faz com que esse satélite tenha tanto destaque nas dúvidas cotidianas. Além disso, a lua chegou a ser venerada em religiões antigas.
Em suma, existem 8 fases da lua, mas, somente 4 são mais nítidas e observadas. A seguir, veja quais são as fases da lua.
1. Lua minguante
A lua minguante é a última fase do ciclo lunar. É perceptível a perda de iluminação no satélite, como se sobrasse apenas um pequeno feixe de luz.
É possível dividir a lua minguante em dois períodos: minguante convexo e minguante côncavo.
- A fase minguante convexo acontece assim que ela deixa o momento cheio, bem no início dessa fase, também conhecida como quarto minguante;
- Quando ela se aproxima da lua nova, chamamos de minguante côncavo, especialmente por causa do seu formato apresentado.
2. Lua nova
A lua nova inicia o ciclo lunar. É o exato momento em que a lua está entre a Terra e o sol de forma que não é possível vê-la da Terra, mesmo no seu período de aparecimento das 6 da manhã até às 18 da tarde.
O movimento de translação e rotação da lua acontece de acordo com o calendário gregoriano e não com o nosso ocidental.
Por isso, o início do ciclo lunar não data nos começos dos nossos meses.
3. Lua crescente
A lua crescente, assim como a minguante, também pode ser dividida em dois períodos: o côncavo e o convexo. Ela se apresenta com 1/4 da sua totalidade, um formato fácil de ser reconhecido no céu.
- O período crescente côncavo acontece quando ela se inicia até atingir o quarto crescente. É o processo de “enchimento da lua”.
- Já o crescente convexo, acontece quando a lua está mais iluminada, no momento final dessa fase.
4. Lua cheia
A lua cheia é facilmente reconhecida no céu. É o formato da lua que compreende toda a sua estrutura e dá destaque para o satélite natural. Isso acontece porque a Terra está entre o Sol e a lua, dando mais espaço para que os raios solares cheguem até a lua.
Essa fase da lua é nítida, principalmente porque ela aparece às 18 horas, quando o céu já está escuro, e se põe às 6 horas, com o céu bem iluminado.
Qual é a influência da lua nas mares?
Saber quais são as fases da lua também nos permite entender como e porque ela tem influência nas marés.
O movimento de rotação que a lua faz deixa a Terra voltada para a sua superfície por meio da força gravitacional. Assim, isso atinge especialmente aos corpos de grande massa da terra, como é o caso dos mares e oceanos.
Dessa forma, com os astros alinhados e se puxando como um ímã, as marés sobem e ficam mais fortes e intensas.
Conclusão
Agora que você já sabe quantas e quais são as fases da lua, pare alguns minutos da sua noite para acompanhar os movimentos desse satélite natural.
Mesmo que seja possível acompanhar em casa com um telescópio, quem ama ver as fases da lua pode acompanhar em centros de observação espalhados pelo país inteiro.
Sem comentários