Vendedor interno, inside sales, abordagem ao cliente pelo e-mail, todas estas e mais outras táticas fazem a diferença para os profissionais ou freelancer de Marketing Digital, os quais podem perder clientes caso não pratiquem a boa comunicação.
O que significa inside sales? É o termo para “vendas internas”, que trata de otimizar o trabalho do vendedor interno, com foco na boa comunicação e escrita para abordar clientes, o que envolve o trabalho árduo para apresentar uma escrita de excelência e convidativa. Ou seja, deixar o processo de vendas de sua empresa impecável.
Muitas pessoas dizem que escrever bem é uma questão de treino, mas não é somente isso, porque não vai além de uma habilidade se a abordagem ao cliente não seguir a tendência do inside sales e suas boas práticas.
Descubra hoje se o modelo de inside sales, com o treino do seu vendedor interno serve para a sua empresa ou negócio online:
O que este artigo aborda:
- Importância para vendedor interno ou externo da comunicação na abordagem ao cliente
- Como treinar a comunicação escrita para boa abordagem?
- Apresentação e saudação
- Linguagem adequada
- Informações organizadas
- Clareza e objetividade
- Atenção na ortografia
- Dicas para envio de e-mail ao cliente
- De importância ao cabeçalho do e-mail
- Estruture o texto com revisão antes de enviar
- Utilize gatilhos mentais
Importância para vendedor interno ou externo da comunicação na abordagem ao cliente
Primeiramente, a maior diferença entre vendedor interno e externo é a economia de gastos na operação de vendas, que antes as empresas dependiam apenas do atendimento físico.
Hoje isso mudou, e aquelas empresas que possuem vendedor interno saem à frente e conquistam mais perfis de clientes, suas personalidades como consumidores, e mais vendas.
Já quando o vendedor interno se dá bem com a escrita, ele consegue colocar o que a empresa ou marca quer expressar de forma mais clara em seu principal veículo corporativo, o e-mail.
Trabalhar com inside sales favorece o relacionamento mais próximo com o cliente, porque as ideias e os pensamentos da marca são colocados com clareza pelo vendedor interno, não há duplo sentido das mensagens e, o mais importante, passa mais confiança;
Como treinar a comunicação escrita para boa abordagem?
Em primeiro lugar, a equipe ou o vendedor interno, podem contar com ferramentas para controlar a abordagem ao cliente como softwares de CRM, SDR, blogs, plataformas, automação de marketing e mídias sociais.
Em seguida, é preciso lembrar que tão importante quanto a comunicação dentro da empresa (e-mail corporativo) é a que se expressa por meio da escrita e abordagem ao cliente via e-mail.
Ele reflete a postura profissional e ajuda a construir o funil de vendas. Só que, mesmo assim, é preciso saber como treinar a comunicação escrita para evitar erros, situações embaraçosas, falta de concordância e coerência, e-mail sem estrutura e erros na ortografia.
Veja só o que seu vendedor interno deve incluir no e-mail marketing para cumrpir com a estratégia de inside sales:
Apresentação e saudação
Seja cordial sempre e comece seu e-mail marketing com uma saudação personalizada conforme o destinatário, sem sair da formalidade. Isto funciona tanto para fornecedores como para clientes, principalmente se for a primeira abordagem.
Se o vendedor interno ver que a troca de e-mails irá durar ao longo do dia, não é preciso saudar o cliente o tempo todo, apenas se dirigir pelo nome.
Nunca escreva no início o propósito do e-mail sem antes se apresentar. Outro detalhe importante da boa escrita no inside sales, é dar destaque ao vocativo, de forma a separá-lo com uma vírgula depois do nome.
Linguagem adequada
A informalidade é muito bem-vinda na boa comunicação das redes sociais, mas no e-mail marketing do vendedor interno deve ser deixada de lado.
Essa é a regra para quando enviar um e-mail no inside sales, sendo que é razoável facilitar esse contato com o cliente que já foi abordado e usar algo informal.
Informações organizadas
Uma dica incrível que damos é que o vendedor interno faça planejamentos de pautas, que além de seguir a estrutura “começo, meio e fim”, distribui bem o assunto e faz uso de palavras-chave, expressões que chamam atenção, frases impactantes e tudo o mais.
Coloque cada ideia num parágrafo, para deixar a leitura rápida e organizada. Assim, vale atentar para a formatação. Certifique-se, por exemplo, de aplicar a mesma fonte em tudo e modifique apenas nas palavras que vão converter.
Clareza e objetividade
O e-mail marketing do seu vendedor interno precisa ter boa comunicação, com parágrafos claros, concisos e objetivos. Ele nunca deve ser enviado sem antes ter a certeza que o inside sales respondeu ou preencheu o objetivo da empresa e a necessidade do cliente.
Atenção na ortografia
Não é preciso dizer que sua equipe de inside sales deve dar atenção especial à ortografia. As dicas são:
- Não usar caixa alta;
- Não escrever tudo com letras minúsculas;
- Se atualizar com o Modelo Ortográfico da Língua Portuguesa;
- Troque palavras incertas por sinônimos.
Fique de olho também na pontuação e use com moderação os pontos de exclamação e interrogação. Pois, do contrário, demonstra que está excessivamente emocional.
Dicas para envio de e-mail ao cliente
Para complementar a metodologia de inside sales na sua empresa, aqui vão mais 3 dicas para que seu vendedor interno não perca a chance de demonstrar profissionalismo na abordagem ao cliente:
De importância ao cabeçalho do e-mail
Esse tipo de e-mail precisa ser formal, certo? Agora, o primeiro visual deve ir de acordo com o que o vendedor interno irá propor. Portanto, lembre-se de 3 pontos:
- É um conteúdo escrito;
- Precisa de um título atraente;
- Deve conduzir o cliente que vai ler para uma tomada de decisão.
Desenvolva um título com promessa, com início de impacto para conduzir o cliente/leitor para a etapa seguinte, pois com isso, o vendedor interno pode aproveitar a técnica dos 70 caracteres que inclua a mensagem título que despertará a atenção.
Estruture o texto com revisão antes de enviar
Sua equipe de inside sales não poderá jamais entregar a abordagem ao cliente sem antes revisar o conteúdo no e-mail marketing.
Nessa etapa, o vendedor interno deve conferir se as ideias da marca e a solução prometida ficaram claras. Quais informações o vendedor interno precisa transmitir? Quanto tempo o cliente levará para ler, outras questões e checklists são interessantes fazer nesse treino.
Utilize gatilhos mentais
Por fim, o cliente abordado pelo vendedor interno possivelmente terá que lidar com tantas outras propostas em sua caixa de e-mail.
Em suma, usamos gatilhos mentais para tentarmos persuadir um cliente a seguir no funil de vendas e tomar a decisão que a empresa deseja. Alguns gatilhos mentais são:
- Curiosidade;
- Urgência;
- Necessidade;
- Autoridade;
- Reciprocidade;
- Novidade;
- Razão;
- Compromisso.
A escolha irá depender, é claro, do objetivo das vendas internas. Por exemplo, no sentido de despertar o senso de novidade quando o vendedor interno mencionar que “a partir de agora, nosso serviço ou solicitação de produto será executado por meio de aplicativo”.
O inside sales para empresas novas funciona muito bem, quando há um treino atualizado com a equipe de vendas, especialmente o vendedor interno que fica responsável por transmitir a boa comunicação via e-mail.
Não deixe de aprimorar seu funil de vendas junto ao seu vendedor interno para encontrar clientes capacitados e aumentar as conversões de compra.
Sem comentários