Qual a importância do trabalho em equipe: 8 vantagens

É comum que as empresas tenham o trabalho em equipe como algo fundamental dentro de determinados setores, e não é à toa que seja estabelecida essa cultura, isso acontece porque quando os processos são realizados em conjunto, há chances de grandes ideias serem desenvolvidas, além disso o trabalho é otimizado.

Contudo, há muitas empresas que ainda não aplicaram esse modelo de trabalho, ou porque não sabem como fazer isso da forma correta, ou pelo simples fato de que ainda acredita na individualidade dos processos. Evidentemente alguns trabalhos ficam melhores quando desenvolvidos por apenas uma pessoa, mas ainda assim, posteriormente o mesmo deverá passar pela verificação de outros setores e isso já se classifica como um trabalho em equipe.

Ou seja, dentro de uma empresa não há muitas formas de fugir disso. A melhor opção é adotar essa cultura para fazer o negócio crescer, isso melhora a comunicação e a realização de processos, ainda que o trabalho em equipe seja realizado em etapas individuais. 

Neste artigo apresentaremos qual é a importância do trabalho em equipe, suas vantagens para a empresa e como adotar essa prática. Confira!

O que este artigo aborda:

Qual a importância do trabalho em equipe Qual a importância do trabalho em equipe
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

O que é trabalho em equipe?

O trabalho em equipe se trata de algo que é feito em conjunto entre duas ou mais pessoas, geralmente cada uma fica com uma determinada função que quando unidas formam o projeto final de algo. Esse é um processo muito interessante pois são unidas diversas habilidades, competências e ideias em um único espaço, fazendo com que o trabalho seja mais produtivo e atinja resultados melhores.

Além disso, o trabalho em equipe evita a sobrecarga e a pressão sobre uma pessoa, isso porque as tarefas são divididas, e caso alguém não saiba ou tenha dificuldades para fazer algo, pode receber ajuda de outro. É uma boa alternativa para melhorar a gestão de tempo.

A importância do trabalho em equipe

O trabalho em equipe é um dos pontos que mais valoriza qualquer profissional, independentemente da sua área de atuação, seja trabalhando com o público ou com as máquinas, isso mostra que o mesmo sabe como lidar com as pessoas, além de que aponta o senso de colaboração. Saber desenvolver suas habilidades pessoais junto a um grupo e estar disposto a aprender coisas novas com os demais é essencial para o crescimento e a evolução da carreira.

Mas o trabalho em equipe não é importante apenas para o desenvolvimento do profissional, mas também para que a empresa possa atingir bons resultados. Acontece que essa cultura de realizar o trabalho em grupo permite que os processos sejam executados de forma mais rápida, bem como os resultados tendem a ser muito melhores, uma vez que o número de ideias, especialidade e competências é maior.

Quando uma empresa não foca no trabalho em equipe, isso pode exigir muito dos funcionários de forma individual, isso tende a levar os mesmos a diminuírem a produtividade e a disposição para o serviço, se sentindo frequentemente cansados, desmotivados e até mesmo explorados. Por outro lado, quando é implementado o trabalho em equipe, essa ajuda conjunta facilita os processos, deixando o serviço mais leve e otimizado, atingindo uma qualidade maior.

Quando a equipe trabalha junta, isso também contribui para a boa comunicação e o dinamismo dentro da empresa, evitando intrigas, mal entendimentos e irritabilidade uns com os outros.  

E o trabalho em equipe não se trata apenas daquele serviço feito entre os funcionários internos ao seu negócio. Esse modelo também deve ser aplicado quando há a necessidade de contratar profissionais ou empresas externas para algum serviço. Por exemplo, você contratou uma agência de publicidade em Curitiba que ficará responsável pelo marketing e as questões publicitárias do seu negócio, ainda assim, é necessário que as suas ideias estejam alinhadas com as dos funcionários dessa agência, ou seja, mais um trabalho em equipe.

Quais são as vantagens do trabalho em equipe?

Para que você entenda melhor o quão importante é o trabalho em equipe para os profissionais e para as empresas, veja a seguir as vantagens desse processo:

  1. Resultados melhores;
  2. Incentiva as pessoas a se comunicarem e participarem da equipe;
  3. São desenvolvidas habilidades sociais;
  4. As pessoas desenvolvem novas habilidades e competências;
  5. Os funcionários ficam mais motivados;
  6. Todos se sentem igualmente importantes para o processo;
  7. Otimização de processos;
  8. O trabalho fica mais flexível.

Como trabalhar em equipe?

Para fazer um bom trabalho em equipe é fundamental que se tenha uma liderança de gestores, e esses estabeleçam regras que devem ser seguidas para que o processo seja eficaz e não ocorram problemas. Confira três dicas essenciais que geram bons resultados:

Conhecer a equipe

É muito importante que a empresa desenvolva uma boa gestão de pessoas, fazendo com que os membros da equipe se conheçam para que a convivência seja melhor e todos saibam exatamente a quem recorrer caso precisem de algo. Isso não quer dizer que você deve ser invasivo, e sim, descobrir o básico e essencial para o trabalho sobre cada um dos membros da equipe.

Dinâmica para conhecer a equipe

As dinâmicas em equipe são interessantes para aproximar as pessoas, desenvolver o conhecimento umas sobre as outras e estimular o trabalho em equipe. Conheça 3 dinâmicas interessantes para aplicar no grupo:

  • Técnica 6.3.5 – essa é uma dinâmica interessante para estimular a criatividade, nesse caso primeiramente um problema deve ser apresentado para ser solucionado em grupo. O número 6 representa a quantidade de membros de cada grupo, 3 é o número de ideias que cada integrante deve sugerir, e 5 é o tempo que cada um terá para escrever suas ideias. Uma folha deve ser passada entre os membros a cada 5 minutos;
  • Verdade ou mentira – cada integrante da equipe deverá escrever em um papel três coisas sobre si, sendo duas delas verdade e uma mentira. Posteriormente os demais deverão descobrir qual dessas afirmações é falsa;
  • Características e manias – cada pessoa deve escrever em um papel duas características e duas manias suas, depois esses papéis são embaralhados e distribuídos. Cada um deverá fazer mímica das características e manias escritas no papel pego, os outros deverão adivinhar o que é e a quem pertence.

Críticas construtivas

As críticas podem ser algo um tanto negativo em uma equipe quando a mesma é feita de forma inapropriada. Lembre-se que ser rude não é algo legal, para surtir efeito a crítica deve ser construtiva, de modo que a pessoa saiba onde errou e o que deve fazer para melhorar. Além disso, a mesma deve ser dita no momento correto, sem deixar a pessoa constrangida ou desconfortável.

Caso você não atribua isso da maneira correta, pode acabar sendo um tanto traumatizante para a pessoa, principalmente se essa estiver em seu primeiro emprego.

Como fazer críticas construtivas?

Primeiramente você deve se assegurar de que fará a crítica em um momento particular, apenas para a pessoa que irá recebê-la de modo que a mesma não fique constrangida ou incomodada.

A melhor forma de fazer uma crítica construtiva é utilizando o método DESC, veja como o mesmo funciona:

  • D (descrever os fatos) – apresente todos os fatos sobre aquilo que deve ser tratado;
  • E (expressar as emoções) – mostre o que você ao as demais pessoas podem sentir com aquela ação feita pelo mesmo, evitando palavras acusatórias;
  • S (sugerir ideias) – apresente diversas alternativas para essa situação e mostre que está disposto a ajudar;
  • C (conclusão positiva) – apresente quais serão as consequências positivas que a pessoa e a empresa terão com essa mudança.  

É muito importante ter atenção com a forma que você faz a crítica, principalmente no home office, onde a comunicação já é um pouco mais difícil.

Respeitar as diferenças

É normal que as pessoas tenham suas diferenças e respeitá-las é essencial para que a equipe tenha uma boa performance. Quando as pessoas não respeitam as diferenças e particularidades umas das outras, a equipe passa a entrar em conflitos e desentendimentos.

A importância de respeitar as diferenças

Em algum momento da sua vida você já sentiu estar sendo julgado ou ficou desconfortável com algum comentário pejorativo feito por alguém ao seu respeito? Pois bem, essa é uma situação muito chata e até mesmo constrangedora, onde você se sente um verdadeiro peixe fora d’água.

Agora imagine que aquele comentário ruim que você fez sobre alguém pode ter causado esse mesmo efeito na pessoa que foi alvo disso. Consegue entender como isso pode ser prejudicial de forma geral, afetando o estado mental da pessoa e muitas vezes até mesmo a fazendo desejar mudar de emprego?

Não respeitar as particularidades das pessoas deixa o ambiente pesado, e além de fazer mal a quem foi alvo desse desrespeito, você acaba se limitando aquilo que já conhece e te agrada, se tornando uma pessoa dentro de uma caixa. Aceitar e receber as diferenças das pessoas o deixa mais aberto a novas ideias, projetos e conhecimento.

Para saber mais sobre qual a importância do trabalho em equipe, veja o vídeo do canal Gilberto de Souza.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Qual a importância do trabalho em equipe: 8 vantagens"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.