Em suma, muitas pessoas não sabem como financiar um imóvel com nome sujo. Afinal conquistar o imóvel próprio é o sonho de muitas pessoas, mas envolve gastar uma boa quantidade de dinheiro.
Sendo assim, grande parcela da população acaba precisando de um financiamento para comprar a casa própria. Porém, uma dúvida comum é sobre a possibilidade de fazer financiamento com nome sujo.
Infelizmente, qualquer pessoa pode ser surpreendida com gastos inesperados ou pela perda da renda repentina.
Por sua vez, isso pode gerar dívidas e, consequentemente, a negativação do seu nome nos órgãos de proteção de crédito, por exemplo, SPC e Serasa.
O que este artigo aborda:
- Como funciona o financiamento para imóveis?
- Como financiar um imóvel com nome sujo?
- É possível comprar um imóvel com nome sujo?
- Como limpar o nome no SPC?
Como funciona o financiamento para imóveis?
Em suma, antes de discutir se dá para solicitar um financiamento tendo seu nome sujo, é fundamental relembrar como é feito o financiamento de imóveis.
De maneira resumida, financiar um imóvel nada mais é do que arcar com uma entrada, de cerca de 20% ou 30% do valor total, e pagar o restante em parcelas.
Atualmente, os bancos contam com financiamentos que podem se estender por até 35 anos. Tudo vai depender de quais foram as condições do financiamento contratado, valor do imóvel em questão, renda do comprador, entre outros fatores.
No geral, o processo de contratar o financiamento de imóvel possui cinco etapas: sendo a primeira a simulação, disponível direto nos sites das instituições financeiras.
Logo depois, vem a análise de crédito, momento em que o financiamento com nome sujo geralmente é contestado.
Por fim, as outras três etapas são, respectivamente, a avaliação da propriedade, o fechamento deste contrato e o registro dele em cartório.
Como financiar um imóvel com nome sujo?
Enfim, será que dá para fazer financiamento tendo nome sujo? Normalmente, assim que você dá início à compra de um imóvel e entra em contato com o banco para realizar um financiamento, não é somente sua renda que é analisada.
Uma vez que uma dessas etapas de análise de crédito feito pelo banco é, justamente, o estudo da pontuação obtida com o Serasa.
Nesse caso, vai qualquer dívida ou pendência financeira que você possua com o momento. Ou seja, quanto maior for o número delas, menor será a nota dada a você nesse sistema.
Dessa maneira, é mais complicada a possibilidade de financiamento para pessoas negativadas.
Isso porque bancos não aceitam dar crédito para quem já apresenta dívidas, pois entendem que há um risco maior de não receber o valor mensalmente.
Pela resolução, são analisadas a suficiência das garantias e também qual é a capacidade de pagamento da pessoa que deseja o crédito.
Existe ainda a lei do superendividamento, que colocou de fora a questão do financiamento imobiliário.
É possível comprar um imóvel com nome sujo?
Antes de mais nada, estar com o nome sujo pode te impedir de fazer muitas coisas, como financiamento de imóveis. Porém, você não precisa desistir tão rapidamente do seu sonho de ter uma casa própria.
Isso porque quem está negativado consegue comprar um imóvel pagando à vista ou então através de uma permuta, dando outra residência como troca. Bem como é possível optar por um consórcio e pagar as suas prestações.
Entretanto, no momento em que a pessoa é contemplada, é feita uma análise de crédito para liberar a carta do consórcio. Caso o pretendente não tenha limpado o nome até lá, não dá para adquirir o imóvel.
Ou seja, só será liberado se a pessoa conseguir arcar com as suas prestações. Ainda que não seja aprovada, essa pessoa não perde o dinheiro.
Uma vez que ele vai ficar rendendo até o final do plano, quando a pessoa recebe o seu valor atualizado, ou quando ela conseguir sanar a inadimplência que causou o nome negativado.
Como limpar o nome no SPC?
Definitivamente, a melhor opção possível é tentar resolver a inadimplência antes de, finalmente, dar entrada no seu financiamento.
Sendo assim, para limpar o nome, é recomendado reunir todas informações importantes. Por exemplo, valor da dívida, possibilidade para negociação, quanto é possível pagar à vista ou parcelado e se há condições de assumir a prestação do financiamento juntamente ao acordo.
Lembrando ainda que não adianta resolver somente uma inadimplência, enquanto outra permanece em aberto. Assim, é fundamental analisar todo o cenário possível.
Ou seja, as dívidas, para fazer algo possível de resolver, que irá contribuir para te tirar da negativação.
Mais uma recomendação é já guardar um valor para o futuro financiamento que deseja fazer. Isso significa que você deve agir como se já estivesse financiando.
Dessa maneira, quando a situação for resolvida, a pessoa tem condições de pagar com mais tranquilidade. Pois, caso ela se organize e negocie a dívida o máximo possível, dá para descontar multas e juros.
Sem comentários