Como funciona um financiamento de carro

Quando falamos na troca de um veículo, é importante entender fatores complexos que irão evitar dores de cabeça no futuro, um deles é a compreensão de como funciona um financiamento de carro. 

Ao adquirir um carro novo ou semi-novo, é normal nos depararmos com dúvidas em relação à financiamentos, seguros, entrada, documentação e parcelas. 

Um financiamento de carro é uma opção viável e muito comum para pessoas que desejam adquirir um veículo, onde o custo do mesmo é dividido ao longo do tempo, proporcionando maior liberdade financeira.  

Porém, para apostar em um financiamento de carro é importante levar em conta alguns fatores de risco.  

Por isso, entender como funciona um financiamento de carro antes de dar o primeiro passo, é fundamental para evitar qualquer desentendimento na hora de financiar o seu. 

O que este artigo aborda:

Como funciona um financiamento de carro Como funciona um financiamento de carro
Pin It

Fonte da imagem: Unsplash

Como funciona um financiamento de carro

O financiamento de carro consiste em um acordo onde o indivíduo obtém um empréstimo para a compra de um veículo

Nesse processo, é necessário a colaboração entre uma instituição financeira, o comprador e o vendedor. 

Além dessa etapa envolver a conclusão de negociações, documentação, taxa de juros, prazos e pagamentos antes da aquisição do veículo.

O processo de financiamento de carro pode ser dividido em algumas etapas simples que podem ser feitas a qualquer momento.   

Para entender como funciona um financiamento de carro, confira abaixo o passo a passo com todos os estágios do processo.

Escolha do veículo

Ao escolher o veículo ideal é necessário entender características importantes que o comprador busca, como: modelo do veículo, quilometragem, ano de fabricação, marca e afins. 

Além de ter a certeza de que aquele carro está dentro do seu orçamento. 

Após a escolha do carro, você já pode dar início à próxima etapa do processo de financiamento.

Consulta de crédito

O processo de consulta de crédito é feito por um profissional, que será verificado por um banco ou instituição financeira para avaliar seu histórico de crédito e sua capacidade de pagamento. 

Quanto maior for sua pontuação de crédito, mais favoráveis serão suas chances de conseguir a aprovação.

Negociação dos valores

A negociação do preço final do veículo será feita junto ao vendedor ou responsável pela concessionária. 

Durante esta etapa pode haver a possibilidade de descontos, trocas ou condições especiais de acordo com o tipo de negociação.

Valores de entrada

Em alguns casos, concessionárias envolvidas solicitam um valor de entrada ao comprador. 

Essa quantia é negociável diretamente com a loja responsável, sendo também, uma quantia inicial que reduz o valor total do empréstimo.

Taxa de juros

A taxa de juros é aplicada ao empréstimo de acordo com a quantia definida pela instituição financeira responsável. 

Essa taxa impacta diretamente o valor total que você irá pagar por um determinado período, por isso, fique atento!

Documentação e contratos

A etapa seguinte deste processo é o preenchimento da papelada e documentação, onde pode incluir informações pessoais, detalhes do veículo e até comprovantes de renda e moradia.

Após esse processo, sua documentação será enviada para aprovação.

Seguro do carro

Em alguns casos o seguro de carro é exigido para a proteção do veículo financiado, pois garante a proteção não só do automóvel, mas também, da instituição financeira. 

O seguro de carro promove maior seguridade à danos causados no veículo em decorrência de acidentes, além de possibilitar a proteção contra roubos, incêndios, serviços de mecânico, chaveiro e guincho. 

Porém, o seguro de carro não cobre danos causados por desgastes naturais do veículo, como manutenções, o ato de comprar pneus, revisões e vistorias.  

Parcelas mensais

O pagamento que deverá ser feito mensalmente, inclui os juros acumulados da taxa e o valor principal do empréstimo. 

A quantidade de meses escolhida para o pagamento do mesmo, deverá ser definida com a instituição.

Conclusão

Compreender como funciona um financiamento de carro é um processo fundamental para todos aqueles que têm o desejo de adquirir o seu veículo de maneira rápida com a ajuda de uma instituição legal.  

O financiamento do veículo passa por diversos processos antes da aprovação, como: escolha do veículo, análise de crédito, coleta de dados, negociação de valores, documentação, registros e escolha de prazos.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como funciona um financiamento de carro"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.