O que é funil de vendas?

Se você é dono de uma empresa e tem uma equipe de marketing, saiba que tanto você, quanto sua equipe, precisam saber exatamente o que é um funil de vendas, ter um e garantir que a estratégia utilizada nele está sendo efetiva para atrair leads qualificados para o tipo de negócio, ou serviço, que você oferece.

O funil de vendas é basicamente uma pirâmide invertida que resume de forma visual toda a jornada de compra dos seus clientes, ou leads, caso ainda não tenham se tornado contatos ou compradores. E mesmo que você nunca tenha ouvido falar nisso antes, sem dúvidas o seu negócio já tem um, seja ele estruturado ou não.

Isso porque todo tipo de negócio tem um funil de vendas, mas isso não significa que todos eles sejam efetivos. Para que ele possa cumprir o seu papel, é preciso elaborar toda uma estratégia que consiga potencializar as chances de vendas do que você está oferecendo para o seu público.

Neste artigo, vamos te explicar exatamente o que é um funil de vendas, para que ele serve e quais são todas as etapas de um funil bem estruturado. No entanto, antes disso, é preciso ressaltar que, para que um funil de vendas possa funcionar da maneira certa, a equipe de marketing precisa estar alinhada com a equipe de vendas.

Apenas com as duas equipes trabalhando juntas, será possível gerar leads e qualificá-los para que se tornem possíveis compradores. No decorrer da leitura, você entenderá melhor o porquê.

O que este artigo aborda:

O que é funil de vendas O que é funil de vendas
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

O que é funil de vendas?

Como mencionamos, um funil de vendas é a representação visual de todas as etapas da jornada do comprador até que ele finalmente realize uma compra. Por mais que o objetivo principal dele seja fechar uma venda, ele permite que tenhamos uma visão geral, e bem clara, sobre cada etapa do processo de vendas.

Cada etapa do funil que é concluída, recebe o nome de micro conversão, o que significa que o lead está mais próximo de se tornar um comprador. E para que você entenda melhor do que estamos falando, vamos te explicar o que é lead, que vai te ajudar a compreender porque a equipe de marketing e vendas devem estar em sintonia.

Um lead é toda pessoa que a equipe de marketing consegue atrair e que tem potencial para se tornar um comprador. Quando o lead atinge este potencial, ele é passado para a equipe de vendas, que apenas precisa finalizar o processo de compra e garantir que o lead se torne, finalmente, um comprador.

Mas para que um lead possa se tornar um comprador, ele precisa passar por todas as etapas do funil de vendas. Portanto, ter um funil de vendas estruturado e bem desenhado, ajuda toda a equipe a identificar o que está sendo feito em cada uma delas e o que pode ser aprimorado para garantir que mais leads se tornem compradores.

Em resumo, quando você finalmente tem um funil de vendas otimizado, tem mais chances de converter os leads em compradores. Garantindo que toda a experiência do cliente durante a jornada do comprador seja positiva, e ele se fidelize a sua empresa.

Quais são as 3 etapas do funil de vendas?

Agora que você já entendeu o que é um funil de vendas, para que ele serve e qual é a importância de ter um funil bem estruturado e otimizado, precisa entender que um funil é dividido em 3 etapas: TOFU, MOFU E BOFU.

Cada uma delas está diretamente relacionada com uma fase da jornada do comprador, e vamos explicá-las uma a uma logo a seguir.

Topo de funil (ToFu)

O Top of the Funnel (ToFu), é o topo do funil de vendas. É aqui que o seu público alvo descobrirá que tem um problema e que ele precisa de solução, no entanto, eles ainda não sabem qual é a solução para o problema que eles têm.

É aqui que você deve oferecer conteúdo de qualidade para seu público, que os informe do problema. Eles então te darão alguma forma de contato, e tornam-se, finalmente, leads que avançam para a próxima etapa do funil.

Meio de funil (MoFu)

O Middle of the Funnel (MoFu) é o meio do funil. Aqui seus leads estão em busca de uma solução, mas você ainda não deve tentar vender nada. É o momento de dar dicas que possam ajudá-los e de qualificá-los para a próxima, e última, etapa do funil de vendas.

Fundo de funil (BoFu)

O Bottom of the Funnel (BoFu) é a última etapa do funil de vendas, o fundo do funil. Aqui, é a hora em que a equipe de vendas entra e aborda os leads, pois eles já não querem mais saber apenas do problema, eles querem a solução e enxergam ela no seu negócio.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "O que é funil de vendas?"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.