Qual a função do hiperlink

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre esse conceito algumas vezes, mas saberia dizer qual é a função do hiperlink?

A verdade é que esse ainda é um assunto que gera algumas dúvidas, haja vista que nem todas as pessoas compreendem para o que serve ou mesmo a função do hiperlink.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre esse assunto, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo o que você precisa saber.

O que este artigo aborda:

Qual a função do hiperlink Qual a função do hiperlink
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Em suma, o hiperlink nada mais é quando se inclui um link que direciona para alguma outra página, a qual pode ser tanto interna quanto externa.

Vamos supor que você tem um site que trata sobre marketing digital e, dentre as suas pautas, você resolve falar sobre os tipos de tráfegos.

Nesse caso, com certeza dará um aparato geral sobre esse assunto. Mas, se o seu site já tiver conteúdos mais focados, inserir no texto deixará ele mais rico.

Dentro da estrutura de um artigo como esse, com certeza irá falar sobre tráfego orgânico e tráfego pago, que são os principais.

Então, nada melhor do que fazer uma linkagem para esses artigos, certo? Essa é uma forma de fazer hiperlink interno.

Agora, se você quiser falar sobre alguma empresa de link building Brasil que possa ajudar os seus leitores a conquistar os tipos de tráfegos apresentados, o seu conteúdo ficará ainda mais rico se linkar essas empresas, certo?

Nesse caso, seria uma maneira de fazer hiperlink externo. Ou seja, é quando o link direciona para uma página que não do próprio blog que irá publicar o conteúdo.

Em suma, pode-se dizer que o hiperlink é quando, ao clicar sobre uma palavra linkada, abrirá uma nova janela, sem que isso interrompa a leitura.

No entanto, a função do hiperlink é fazer com que, por meio de outra página, o usuário possa complementar o seu conhecimento.

Dentro do contexto de inbound marketing, a função do hiperlink é vital. Afinal de contas, ele pode reter a atenção do leitor.

Dessa forma, fará com que ele passe um pouco mais de tempo consumindo o conteúdo que você sugere ou produz, por exemplo.

Além disso, também é uma excelente maneira de divulgar outras páginas, tornando o seu conteúdo ainda mais rico e relevante.

Isso acontece devido ao fato de que o algoritmo do Google é considerado como página de maior credibilidade aquelas que possuem hiperlink, seja interno, externo ou ambos.

Dessa forma, tendem a posicionar melhor na busca. É possível medir o quanto essa técnica é eficaz através da quantidade de pessoas que chegam a sua página através desses links.

Sendo assim, não há como negar que essa é uma excelente estratégia para os que trabalham com marketing de conteúdo.

Inclusive, caso a sua estratégia tenha bons mecanismos de mensuração, os seus hiperlinks irão oferecer dados ainda mais importantes sobre o seu público-alvo, como taxa de rejeição ou retenção de tráfego.

Porque os hiperlinks são um dos recursos mais importantes da internet, uma vez que ele é capaz de relacionar um conteúdo a outro.

No entanto, trata-se de uma função que só passou a ganhar mais visibilidade com o advento dos buscadores.

Inclusive, os primeiros sites dessa categoria apresentavam resultados em ordem alfabética ou mesmo organizados por assunto.

Dessa forma, tornava o processo de busca na internet bem parecido com fazer uma consulta na biblioteca.

Em seguida, surgiram novos mecanismos, fazendo com que a função do hiperlink se tornasse ainda mais eficiente.

Isso ocorreu porque se tornou possível lidar melhor com o volume de páginas que surgiam, bem como reduzir os esforços dos usuários nas pesquisas.

O Google com certeza é o mais conhecido, cujo algoritmo se utiliza do sistema o sistema de PageRank, um tipo de projeto que foi desenvolvido pelos próprios fundadores da empresa.

Em suma, esse tipo de tecnologia é capaz de estimar a relevância de uma página, segundo a quantidade de links que apontam para ela.

Obviamente que há outros fatores que podem influenciar no rankeamento dos sites no Google, no entanto, a função do hiperlink também é essa.

Apostar em hiperlinks externos é importante para aquelas pessoas que querem obter mais reconhecimento do Google.

Isso acontece porque, conteúdos que possuem hiperlinks externos tendem a ser melhores indexados pelos mecanismos de busca.

Afinal de contas, se você tem um conteúdo de qualidade, é normal que linke para alguma página externa, até mesmo para servir de base ou comprovação àquilo que está sendo dito.

Dessa forma, acaba gerando mais autoridade para o seu público, melhorando ainda mais a experiência do usuário. Por consequência, o Google também reconhece esse feito.

Portanto, os profissionais de SEO precisam se atentar a essa função do hiperlink, haja vista que ele pode ajudar e muito no posicionamento de conteúdos.

É importante sim fazer otimizações e aplicar técnicas no próprio conteúdo. No entanto, também é preciso levar em consideração o externo.

Todo mundo que trabalha com marketing de conteúdo já sabe que os backlinks são capazes de afetar o desempenho orgânico de páginas.

No entanto, ao falar desse assunto, muitos logo associam aos links que a sua página recebe de outros sites. Mas e em relação aos links de saída?

Será que, quando o seu conteúdo linka para alguma outra página externa, isso é capaz de ajudar no seu posicionamento? Sim!

De acordo com alguns testes feitos pela Moz, é possível chegar à conclusão de que os outbound link podem contribuir para a autoridade de domínio.

E, inclusive, esse é um dos diversos fatores de rankeamento do Google. Sendo assim, vale muito a pena atentar-se a esse fato.

No entanto, essa ainda é uma informação um pouco polêmica. Afinal, ainda que haja essa recomendação, não há nada nas diretrizes do buscador que fale sobre o impacto direto no rankeamento que essa técnica é capaz de oferecer.

De qualquer forma, os dados feito pela Moz mostram que pode sim ser uma excelente técnica a se aplicar.

Inclusive, isso tende a aliviar alguns profissionais que têm receio de que os hiperlinks externos possam reduzir o tempo de permanência em suas páginas, algo que aumenta a taxa de rejeição.

E como essa é uma métrica que o Google leva em conta para que um site perca posições, muitos evitavam fazer esse tipo de linkagem.

É claro que às vezes isso pode afetar o tempo que um usuário fica no seu conteúdo, mas ainda assim é uma maneira de ele enxergar o seu site como uma referência de qualidade.

Para saber mais sobre qual a função do hiperlink, veja o vídeo do canal Maestria Treinamentos.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Qual a função do hiperlink"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.