Como começar a alimentar um bebe

Alimentar seu bebê com o que ele precisa pode ser uma maneira difícil no início, mas prazerosa no final. No entanto, você não precisa fazer tudo – você pode fornecer nutrientes essenciais de maneiras seguras e saudáveis que ajudarão seu filho a crescer e se desenvolver adequadamente.

O que este artigo aborda:

Como começar a alimentar um bebe Como começar a alimentar um bebe
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Quais são os nutrientes essenciais que um bebê precisa?

A dieta de um bebê depende da idade. Para sua dieta normalmente inclui mais proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis. Além disso, a dieta de um bebê muda gradualmente à medida que ele cresce, por isso é importante acompanhar quais nutrientes ele precisa em cada estágio.

Qual é a diferença entre a dieta de um bebê e a dieta de uma criança?

A dieta de um bebê com mais de um ano, consiste em alimentos seguros, como frutas e legumes, mingau de maizena, grãos (arroz, quinoa, amaranto), laticínios (leite, iogurte etc.) , ovos e água. A dieta de uma criança consiste principalmente de alimentos que não são seguros para os bebês, como carne (aves), queijos (como queijo cheddar), produtos de soja (leite de soja), laticínios (como leite de soja) e alimentos processados. Basicamente, a dieta de um bebê consiste em leite materno e dependendo da indicação do médico, uso de fórmula para complementar ou ser a alimentação principal da criança.

Como começar a alimentar um bebe?

Quando você escolhe uma dieta segura para o seu bebê, certifique-se de considerar os alimentos que são seguros para eles comerem. Isso significa escolher alimentos saudáveis e com proteínas, fibras, carboidratos e gorduras saudáveis suficientes.

Muitos bebês precisam de mais do que apenas leite materno ou fórmula para sobreviver. Eles também precisam de alimentos que sejam seguros para eles comerem. 

Aqui estão algumas dicas sobre como escolher uma dieta segura para o seu bebê:

  1. Verifique a lista de ingredientes de todos os alimentos que você planeja dar ao seu bebê. Certifique-se de verificar sabores e cores artificiais, molho de soja ou produtos lácteos ricos em açúcar, etc.
  2. Certifique-se de que todos os alimentos que você planeja alimentar seu bebê tenham uma quantidade considerável de proteínas por porção. (assumindo um bebê de 12 meses).
  3. Verifique os valores nutricionais dos diferentes tipos de alimentos antes de tomar a decisão de alimentá-los com este tipo de dieta. Por exemplo, se você planeja alimentar uma criança com leite de soja como bebida em vez de amamentá-la regularmente, é importante saber que tipos de vegetais eles podem realmente digerir bem.
  4. Esteja ciente de quaisquer riscos potenciais à saúde associados à ingestão de tipos específicos de alimentos especificamente projetados para crianças, como carne processada ou produtos lácteos que podem conter produtos químicos ou componentes nocivos. Esses alimentos só devem ser administrados durante procedimentos supervisionados por especialistas ou quando houver uma ordem médica oficial de um profissional de saúde.
  5. Verifique as tendências alimentares que podem ser prejudiciais para o seu bebê e faça alterações em sua dieta de acordo. Por exemplo, muitos pais estão começando a alimentar seus bebês com alimentos mais complexos, como produtos processados ou muito industrializados, isso pode ser prejudicial no início da mudança da alimentação.

Dicas para alimentar seu bebê com uma dieta saudável

Os bebês são mais vulneráveis à desnutrição quando são jovens (entre 1 e 2 anos), por isso é importante alimentá-los com uma dieta saudável adequada à idade. Isso significa garantir que seu bebê esteja comendo alimentos que sejam seguros para eles comerem e que tenham proteínas, fibras, carboidratos e gorduras saudáveis suficientes.

Para garantir que seu bebê esteja recebendo os nutrientes certos, certifique-se de:

  • Coma uma variedade de alimentos – Alimente seu bebê com muitos alimentos diferentes para fornecer todos os nutrientes de que eles precisam.
  • Evite alimentos com toxinas prejudiciais – Hoje em dia, muitos alimentos são seguros para os bebês comerem sem nenhum dano. No entanto, alguns alimentos podem não ser seguros para os pequenos e podem ser prejudiciais se consumidos em grandes quantidades. Por exemplo, algumas frutas e vegetais contêm compostos venenosos que podem prejudicar seu filho. Certifique-se de ler os rótulos cuidadosamente antes de escolher qualquer novo alimento para o seu pequeno!
  • Além disso, evite alimentos que são perigosos para os bebês comerem completamente:Alimentos com toxinas nocivas – Agora existem muitos alimentos seguros disponíveis para os bebês que não contêm ingredientes tóxicos. No entanto, ainda é importante não dar ao seu bebê produtos químicos nocivos ou outras toxinas em seus alimentos, como chumbo ou mercúrio. Em vez disso, tente usar produtos orgânicos certificados ou escolher ingredientes mais saudáveis sempre que possível.
  • Alimentos com baixo valor nutricional – Alguns pais optam por não alimentar seus bebês porque não atende às suas necessidades alimentares específicas. No entanto, essa abordagem pode realmente ser prejudicial porque deixa o sistema digestivo em desenvolvimento lutando contra a alimentação inadequada – isso pode levar a problemas de saúde no futuro, fique atento a isso. Você deve sempre procurar fornecer pelo menos 80% da ingestão calórica diária de um bebê de fontes saudáveis, em vez de depender apenas de lanches, biscoitos, salgadinhos ou suplementos processados!

Conclusão

A dieta do bebê é uma parte importante de sua saúde e bem-estar. Uma dieta saudável inclui muitos alimentos saudáveis, bem como nutrientes apropriados para a idade. Você pode ajudar seu bebê a tirar o máximo proveito de sua dieta escolhendo uma dieta segura e saudável, alimentando-o com variedade e evitando alimentos prejudiciais. Seguindo estas dicas simples, você pode ajudar seu bebê a permanecer saudável e feliz por toda a vida. Sempre consulte um especialista, um pediatra ou nutricionista.

Para saber mais sobre como começar a alimentar um bebe, veja o vídeo do canal Macetes de Mãe.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como começar a alimentar um bebe"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.