Um recém-nascido merece um ambiente tranquilo, agradável, seguro e silencioso para passar os seus primeiros meses de vida. Por isso é fundamental saber como organizar quarto de bebê corretamente.
Nesse momento, você provavelmente está passando pelo episódio mais incrível da sua vida, mesmo cansada das tarefas domésticas, enquanto carrega o peso do bebê. Quanto mais o tempo passa, mais perto chega o dia em que seu filho vai se juntar a família em casa. Logo, é importante entender algumas coisas que podem te ajudar nessa adaptação.
Se você é do tipo de pessoa que sempre quis ter um filho, então provavelmente já sonhou em como queria o quartinho e buscou milhares de referências para fazer igual. É possível que você tenha pesquisado sobre os melhores móveis, cores, objetos decorativos e até mesmo plantas para quarto de bebê.
E foi pensando nisso que separamos algumas dicas necessárias para você passar por esse período e preparar o quartinho para a chegada do seu bebê.
O que este artigo aborda:
- Como organizar quarto de bebê?
- 1. Esvazie o berço
- 2. Invista em móbiles leves e divertidos
- 3. Móveis e janelas não combinam
- 4. Tire todos os fios da vista do bebê
- 5. Quadros são legais, mas bem longe
- 6. Tomadas precisam ser protegidas ou altas
Como organizar quarto de bebê?
1. Esvazie o berço
O berço fica simplesmente lindo com todas as almofadas, travesseiros e bichinhos de pelúcia que você quer colocar. No entanto, esses bichinhos podem causar problemas graves ao seu filho, incluindo a morte por asfixia.
Isso porque a maior parte das almofadas é presa nas laterais do berço com cordinhas, que são amarradas e desamarradas quando necessário para limpeza. Essas cordinhas podem machucar o bebê ou servir como plataforma para ele escalar, quando estiver maior.
Outro ponto importante sobre remover tudo de dentro do berço é não acumular poeira. Quando mais superfícies estiverem dispostas mais poeira vai se acumular e maior a chance de alergias.
2. Invista em móbiles leves e divertidos
Na lista de enxoval para bebê, certamente você incluiu o móbile, um item que estimula o desenvolvimento nos primeiros meses.
Quanto mais leve e resistente for o móbile, menor a chance de machucar a criança numa possível queda. Também é importante que os brinquedos fiquem em uma distância de pelo menos meio metro da criança para que ela não consiga puxar e acabar se machucando.
Se os móbiles forem de pano, é importante realizar a lavagem deles pelo menos uma vez por semana, para prevenir o acúmulo de poeira e bactérias, que são prejudiciais ao seu bebê.
Por outro lado, se o móbile for de plástico ou outro material, opte pela limpeza com álcool em uma flanela.
3. Móveis e janelas não combinam
É importante manter os móveis longe das janelas para prevenir acidentes. Sempre que possível, prenda esses móveis à parede com suportes, dobradiças ou travas. Assim, você impede que o móvel caia em cima da criança.
Crianças são curiosas por natureza e, assim que elas aprenderem a abrir as portas e gavetas, absolutamente tudo o que estiver dentro do armário vai ser jogado pra fora. Aliás, existe o risco de prender os dedos com o movimento de abre e fecha, então é muito importante investir em travas para elas.
4. Tire todos os fios da vista do bebê
Ainda pensando na curiosidade do bebê e inserindo o perigo de choques e estrangulamentos, esconda todos os fios do quarto com protetores presos nas paredes. Desse modo, o pequeno morador ficará protegido.
Isso vale para todo e qualquer aparelho que você precise usar: abajur, babá eletrônica, telefone, cortina, persiana, cordinhas de sacos, mochilas ou sacolas.
Se estiver perto, o bebê vai dar um jeito de puxar.
5. Quadros são legais, mas bem longe
Não pendure nada acima do berço ou cama do bebê. Se possível, mesmo as decorações que sejam leves e não representam um risco, devem estar muito bem presas à parede, por parafusos e buchas. Não prenda com pregos, pois esses podem cair junto com a decoração.
E tudo o que estiver no chão vai pra boca do bebê!
6. Tomadas precisam ser protegidas ou altas
Quanto mais alto a tomada for instalada, melhor, pois assim você sabe que a criança não vai ter altura para alcançar. Além disso, o ideal é usar protetores nas tomadas ou colocar móveis pesados na frente delas.
Opte por protetores das tomadas de silicone e de tamanho grande, para prevenir o risco de engasgo.
Outra coisa extremamente importante é não colocar o berço na frente ou em cima de nenhuma tomada. Isso porque, além de ser de madeira, o berço está sempre com pano, algodão e espuma, que são altamente inflamáveis. Caso a tomada dê um curto e gere uma pequena fagulha, o pior pode acontecer em questão de segundos.
Organizar o quarto do bebê envolve mais do que simplesmente decoração. É preciso pensar em medidas de segurança.
No nosso dia a dia, muitas coisas não representam risco, mas para a criança tudo pode ser perigoso ou letal. Mas lembre-se que tomando as devidas providências o seu bebê vai desfrutar de uma vida calma e tranquila.
E aqui vai uma dica extra: nada ajuda mais o seu filho do que desenvolver o contato com você.
Portanto, não adianta encher o quarto de brinquedos, informações, decorações e não interagir com o bebê. Deixe o ambiente pronto para muita brincadeira e diversão, colocando um tapete térmico divertido no chão e incentive o seu filho a se desenvolver no tempo dele. Além disso, exercite a sua paciência para acalmar o bebê sempre que necessário.
Sem comentários