Pássaros que falam: 7 espécies que também cantam

Escolher um pet pode ser uma tarefa muito complicada já que existem dezenas de tipos de animais que podem ser criados dentro de casa. Para os amantes de aves, a escolha é ainda mais complicada já que existe uma variedade de espécies de pássaros que falam para ter em casa.

Calopsitas, passarinho ring neck, araras, cacatua, papagaio, Diamante de Gould, Diamante Mandarim, Manon, Periquito… são muitas opções que podem conviver com seres humanos e fazer companhia para toda família. 

O que este artigo aborda:

Pássaros que falam Pássaros que falam
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Motivos para ter pássaros de estimação

Os pássaros são excelentes companhias para se ter no lar e você basicamente precisa escolher qual espécie mais combina com você. Tanto pode ser um periquito quanto um canário, tudo depende das condições que você tem no momento. 

E não estamos dizendo apenas condições financeiras, mas também o clima, o espaço, sua disponibilidade de tempo, dentre outras características. 

Como algumas aves correm risco de extinção, não se pode tê-las como um mascote. Outras espécies  precisam de permissão do IBAMA para posse e criação, como é o caso do passarinho ring neck.  No entanto, existem espécies que são reconhecidas como animais de estimação e por isso não precisam de nenhuma certificação. 

Caso você opte por um passarinho como seu melhor amigo e bichinho de estimação, vamos dar algumas informações importantes para entrar no mundo dos criadores de pássaros. 

O que é necessário para criar um passarinho em casa?

É importante ressaltar que, caso você pretenda fazer a compra de um ou mais filhotes de pássaros, é imprescindível checar a autenticidade das informações do vendedor e conhecer os tipos de pássaros, pois algumas espécies não podem ser compradas, como já explicamos anteriormente. 

Por mais que os pássaros sejam uma excelente companhia como um pet, é importante lembrar que eles precisam de cuidados específicos, dentre eles:

A escolha da gaiola certa

Leve em consideração qual vai ser o espaço da sua casa que vai estar disponível para manter seu passarinho. Quanto maior o tamanho disponível, maior a gaiola e o tamanho do pássaro. 

As gaiolas que possuem fundo removível facilitam a limpeza. Invista em uma gaiola com ninho. 

Como criar passaros em cativeiro?

Cada ave tem uma ração específica com todos os nutrientes que precisa. Consulte um veterinário e pesquise sobre a alimentação para evitar problemas de saúde no seu companheiro. 

Mantenha a gaiola sempre limpa

Invista em itens que separem a ração e a água dos dejetos dentro da gaiola e fique atento para o tamanho do seu amigo. 

Também é importante ficar atento ao bebedouro para que não haja contaminação da água. 

Compre brinquedos para suas aves

É importante garantir que essas aves tenham um instinto aguçado, então é interessante procurar por brinquedos que sejam próprios para as aves. Balanços e poleiros, com cordinhas penduradas são os mais procurados. 

7 pássaros domésticos que falam

Se você é do tipo de admirador de aves que gosta de ouvir os diferentes cantos, aqui vai uma lista com 5 espécies de aves que você pode ter na sua residência. 

Algumas dessas espécies só podem ser adotadas como pets mediante autorização do IBAMA, então fique atento a essa peculiaridade. 

1. Ring Neck

O passarinho ring neck, que faz parte da família dos papagaios, se tornou muito popular nos últimos anos, afinal, é uma ave amigável, carismática e que fala muito. Com uma frequência de treinos, o tutor pode ensinar algumas palavras e frases curtas ao pássaro. 

O Ring Neck pode ser encontrado em diferentes cores, como azul, verde, amarelo e cinza.

2. Periquito australiano

Uma das raças mais populares de periquito no Brasil é o periquito australiano, que assim como o ring neck, também tem a capacidade de falar. Esta ave mede em média 18cm de comprimento e costuma ter manchas azuladas nas bochechas. É muito curioso e sociável, podendo viver até 14 anos com a família.

3. Canário 

Esta ave costuma cantar quando os humanos se aproximam e garante mais alegria para o ambiente. A melodia desses pássaros é suave. Essa espécie tem pouquíssima afinidade com brinquedos e prefere climas mais quentes.

Canários podem apresentar suas penas nas cores branco, amarelo e vermelho, com diferentes variações. Existem diversas raças dentre os canários e cada uma delas possui peculiaridades. 

4. Calopsita 

A calopsita pode viver solta em casa e seu canto é suave e gostoso de ouvir, podendo ser utilizado para praticar aulas de canto. É brincalhona e ativa, além do que aceita muito bem qualquer tipo de brinquedo e deve dormir na gaiola para que possa descansar adequadamente. Pode apresentar suas penas nas cores branco, cinza, canela e pérola.

5. Cacatua 

Esta ave precisa de atenção constante, tem temperamento brincalhão e costuma gostar muito do seu tutor. Pode viver até 70 anos e aprender várias frases, portanto, é um dos pássaros que falam mais populares do Brasil.

Geralmente as cacatuas possuem suas penas em diferentes tons de branco, podendo transitar entre o creme e o salmão. 

6. Pássaro Cardeal 

O pássaro Cardeal tem um canto grave e extremamente calmo. Essa espécie só pode ser mantida em viveiro com a autorização do IBAMA e adora cantar em bandos. Sua imagem é caracterizada pelo topete vermelho e costas cinzas. 

7. Pássaro Curió

O curió faz parte da fauna brasileira e tem o corpo todo preto com tons de vinho. A criação é liberada somente se for permitida pelo IBAMA. Para cuidar dessas aves em casa, é importante saber que elas  gostam de consumir alpistes e painços.

As penas das asas desse pássaro são pretas com manchas brancas enquanto o peito é completamente coberto por penas na cor vinho. 

Por fim, para ter pássaros que falam e cantam em casa, você deve saber o máximo possível sobre como a espécie se comporta e o que ela precisa para desenvolver suas habilidades por completo. 

Para saber mais sobre pássaros que falam, veja o vídeo do canal Batatube.

Compartilhe:

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Pássaros que falam: 7 espécies que também cantam"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.