Quando tosar o cachorro? 3 dicas

Quem tem animais de estimação em casa sabe que é preciso ter muito cuidado com eles, alguns desses cuidados incluem a tosa e o banho, essa é a melhor forma de manter a higiene do seu animal e ao levá-lo com frequência ao pet shop para tomar banho também garante que a saúde da sua pele esteja em dia. Ainda ajuda a identificar doenças facilmente, já que o profissional está em contato com a pele do animal com frequência e até mesmo se há a presença de pulgas, carrapatos entre outros parasitas.

Além desses cuidados, os animais também demandam outros tipos obrigações, como, por exemplo, frequentar o médico veterinário com frequência, dar todas as vacinas necessárias, fazer exames regularmente, levar para passear, entre muitas outras precauções. 

Por esses e outros motivos é importante dar banho e tosar seu cachorro com uma certa regularidade, especialmente se o seu amigão de quatro patas tem o pelo muito grande.

Muitas pessoas tem a máquina de tosar cachorro em casa e conseguem fazer a tosa em casa mesmo, porém isso não é recomendado, a tosa deve ser feita por profissionais da área, isso porque você pode machucar o animal, a não ser que tenha experiência. Por mais que essas tarefas sejam bem simples, o ideal é que leve seu animal em um pet shop para o atendimento adequado.

Mas uma dúvida que acontece muito, principalmente das pessoas que fazem a tosa dos cães em casa, qual o melhor momento para tosa, antes ou depois do banho, essa é uma dúvida que vamos responder  a você ao longo deste artigo. Então fique atento, não perca nenhuma informação.

O que este artigo aborda:

Quando tosar o cachorro Quando tosar o cachorro
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Quando tosar o cachorro?

Em suma, o ideal é fazer a tosa higiênica no cachorro uma vez por mês. Contudo, esta frequência pode variar de acordo com a rotina, comportamento e raça do seu cachorro. Pois, quanto mais longo for o pelo do cão, mais tosa ele precisa ao longo do ano.

Por que tosar o cachorro depois do banho?

Não existe uma regra certa, se é preciso tosar o cachorro antes ou depois do banho, porém o procedimento é bem mais fácil se for feito depois do banho, da mesma forma que em que as pessoas no cabeleireiro também cortam o cabelo depois de lavar os fios.

Dessa forma é possível retirar todas as impurezas presentes no pelo, isso também permite que o profissional do banho e tosa faça a identificação de possíveis doenças ou parasitas que podem estar grudados no pelo do animal. E ao secar o cachorro depois do banho, garante que todos os nós sejam desfeitos.

Quais são os benefícios de tosar o cachorro após o banho?

Tosar os animais é uma tarefa que demanda muita atenção e para quem faz essa função é preciso estar muito atento ao tipo de pelo do animal e também estar ligada para não causar nenhum ferimento ao cão, dar banho antes do procedimento faz com que essa tarefa fique um pouco mais simplificada.

Isso porque antes do banho o animal pode estar com o pelo oleoso, com sujeiras, parasitas, entre outras coisas que podem fazer com que o processo não seja nada fácil, causando uma certa dificuldade e ainda podendo machucar o animal.

Além desses fatores, caso o animal esteja com um machucado, antes do banho o profissional pode não ter visto e com isso passar a lâmina da máquina de tosar e agravar ainda mais o ferimento.

A tosa tem mais vantagens de ser feita depois do banho, pois também vai deslizar com mais facilidade entre os pelos, que já estão limpos, visto que os pelos limpos fica mais liso, enquanto que os pelos sujos podem estar embaraçosos, oleoso e com um aspecto mais áspero.

Dar banho em cachorro em casa compensa?

Em suma, dar banho em casa não é proibido, porém, não é recomendado, mas essa é uma dúvida que muitas pessoas com cachorro em casa tem.

É preciso ter certeza que deseja fazer isso e também ter um local ideal para ser feito da melhor maneira possível em casa, o local é importante, pois sabemos que o momento do banho pode ser muito estressante para a maioria dos cães, sendo importante que eles se sintam seguros.

Por mais que as lavagens sejam feitas com frequência em casa, é essencial que leve o animal ao pet shop para ter um banho profissional e com mais atenção em algumas regiões, como, por exemplo, ouvidos, olhos e orelhas.

A mesma regra vale para o procedimento de tosa do pelo do animal, muitos não sabem, mas uma máquina para tosar o pelo animal pode ter um valor alto e as máquinas de aparar a barba não são indicadas para aparar o pelo do cão. Além disso, existem diferentes tipos de tosa, para diferentes pelagens.

Há tosas bem específicas, a higiênica é uma delas, que serve para aparar os pelos de regiões bem complicadas, como os vãos entre os dedos dos animais, sendo importante que procure um profissional para fazer esse tipo de tosa.

Para saber mais sobre quando tosar o cachorro, veja o vídeo do canal PeritoAnimal.

Compartilhe:

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Quando tosar o cachorro? 3 dicas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.