O que significa batismo com fogo na bíblia: 13 versículos

Se você faz estudos bíblicos, devem ter dúvidas sobre o que significa batismo com fogo na bíblia e como passar por ele.

Basicamente a função do fogo na bíblia é representar salvação ou condenação. Sendo assim, o batismo com fogo foi algo que ocorreu na bíblia e é citado duas vezes junto de João Batista.

Em ambas, ocorreu de ser diretamente ligado a obra de redenção feita por Cristo como mencionado em Mateus 3:11 e Lucas 3:16.

O que este artigo aborda:

O que significa batismo com fogo na bíblia O que significa batismo com fogo na bíblia
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

O que é o batismo com fogo?

Ocorreu que como profetizado, o profeta João Batista seria o precursor do messias. Porém, ele sempre pregava sobre o arrependimento pois o reino dos céus era chegado.

Em Mateus 3:2 diz que João Batista institui o batismo na água, como símbolo da limpeza espiritual e do arrendamento do coração.

Ele também anunciava a regeneração por meio da obra do Messias que haveria de vir, além de anunciar o Juízo. (Lucas 3:5-7) Suas palavras eram tão fortes, e sua mensagem tão tocante ao coração, que muitos o confundiram com o próprio messias.

Sua mensagem era tão verdadeira, que quando o perguntaram ele respondeu que preparava o caminho do messias, como dito em Mateus 3:11:

Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo

Sendo esta a primeira citação em relação ao batismo com fogo na bíblia.

O que significa batismo com fogo na bíblia?

Para entender sobre isso, é necessário entender como o fogo é citado na bíblia junto a Deus. Em vários relatos, o símbolo de fogo é usado para descrever momentos onde o próprio Deus aparece na bíblia sagrada.

Ou seja, o fogo é um dos principais símbolos da presença de Deus. Porém, ela pode ser uma presença de graça e misericórdia, consumindo o pecado, ou uma presença de ira que pode destruir tudo e causar juízo.

Deus é justo, e por ser Santo, Deus não tolera o pecado de nenhuma forma. Sendo assim, o fogo pode representar a Santa Ira de Deus.

Há vários relatos bíblicos e o principal deles em relação a juízo, como dito em Hebreus 12:29 é que:

O nosso Deus é Fogo Consumidor.

Outros relatos em relação a isso podem ser lidos em:

  • Deuteronômio 4:24; 9:3; 32:22;
  • Salmos 11:5,6; 18:8; 21:9;
  • Mateus 5:22;
  • Apocalipse 14:10.

Há também citações onde o fogo é indicado como um símbolo de uma obra de graça transformadora.

Dessa forma, Deus se manifesta por meio do Espírito Santo com fogo para purificar o seu povo de todos os pecados, limpando suas vestes.

Tudo isso visando fazer com que o povo seja levado diretamente a um grau de santidade maior, como mencionado em Isaías 6:6,7, Zacarias 13:9, Malaquias 3:3 e 1 Pedro 1:7.

Como receber o batismo com fogo?

Não há um consenso de como isso pode ocorrer. Muitos cristão procuram se batizar nas águas, entendendo que elas espiritualmente são como fogo, e neste momento eles são purificados de todos os seus pecados.

Há outros relatos onde é de crença de muitas igrejas pentecostais e neopentecostais, que este é um segundo presente dado por Deus.

Onde depois que a pessoa se batiza, e ela realmente se converte, ela recebe o batismo com fogo.

Este batismo pode se manifestar, segundo a crença deles, em falar em línguas diferentes, ou até mesmo por meio de outros dons.

E que quando estes dons se manifesta, a pessoa sente um calor imenso as envolver.

Elas chamam essa presença quente de “Shekinah”.

Para saber mais sobre o que significa batismo com fogo na bíblia, veja o vídeo do canal Mundo Bíblico.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "O que significa batismo com fogo na bíblia: 13 versículos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.