Basicamente nós seres humanos, temos a roupa como sendo uma expressão do nosso Humor. Normalmente utilizamos este tipo de vestimenta para demonstrar nosso estado atual de espírito.
Sendo as cores mais claras ligadas à felicidade, e as cores mais escuras ligadas a períodos de tristeza.
A utilização de roupas feitas de pano de saco e cinzas são utilizadas desde muitos tempos primórdios para demonstrar um período de tristeza e luto.
Este período não é confortável e a pessoa expressa a dor como Honra para com o relacionamento daquele que se foi.
Mesmo isso não podendo ser evitado, o processo de luto demonstra e expressa sentimentos de perda e dor.
O que este artigo aborda:
- O que significa pano de saco na bíblia?
- Onde a Bíblia fala sobre pano de saco e cinzas?
- O povo de Nínive fez uso de pano de saco
O que significa pano de saco na bíblia?
O pano de saco, conhecido como Sackcloth é um tipo de pano grosso e solto. Em sua maioria das vezes, ele é feito por pelo de cabra preta, para demonstrar períodos de luto ou de arrependimento.
Este tipo de roupa era muito desconfortável, e era uma demonstração física daquilo que se sentia, perda, dor e arrependimento.
Normalmente as cinzas estavam neste tipo de veste para demonstrar o arrependimento, a destruição ou ruína, por um período de guerra e fogo.
Ou seja, o uso de roupas de saco e cinza era para demonstrar como símbolo exterior, o que se sentia no interior: arrependimento, dor, tristeza e humilhação.
Onde a Bíblia fala sobre pano de saco e cinzas?
Existe alguns trechos bíblicos onde há sim citações de Pano de Saco e Cinzas, e são eles:
A primeira presença é quando Jacó pensou que havia perdido seu filho José, mencionado em Gênesis 37: 34.
Então Jacó rasgou as suas vestes, pôs saco sobre os seus lombos e lamentou ao seu filho muitos dias.
Há outra citação quando Davi lamentando a morte de Abner fez uso deste tipo de vestimenta em 2 Samuel 3:31.
Disse, pois, Davi a Joabe, e a todo o povo que com ele estava: Rasgai as vossas vestes; e cingi-vos de sacos e ide pranteando diante de Abner. E o rei Davi ia seguindo o féretro.
Há também a citação de Pano de Saco, quando Mardoqueu quis expressar medo público, preocupação e luto pelo decreto feito por Hamã para destruir o povo de Israel, citado em Ester 4:1.
Quando Mardoqueu soube tudo quanto se havia passado, rasgou as suas vestes, e vestiu-se de saco e de cinza, e saiu pelo meio da cidade, e clamou com grande e amargo clamor.
O povo de Nínive fez uso de pano de saco
Outra citação é quando o Povo Ímpio de Nínive se arrependeu dos seus pecados, ouvindo a pregação do profeta Jonas em Jonas 3:4-9.
E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor. Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza.
Quando as pessoas queriam demonstrar a Deus e as outras que estavam em condições de arrependimento, e que isso se refletia em dor, faziam uso.
As cinzas junto ao pano de saco são uma demonstração de contrição, e prostração pra se aproximar de Deus por meio da humildade.
Hoje, as igrejas cristãs não tem mais esta prática, porém, a procuram fazer por meio de Jejum e oração.
Há algumas igrejas com práticas judaizantes que ainda procuram repetir este feito para tentar se achegar a Deus.
Sem comentários