Primeiramente, o termo “preconceito” é muito comum em nosso dia a dia, o que leva os cristãos a buscarem onde fala de aparência na bíblia.
Afinal, a bíblia é o manual do cristão, e por isso é preciso conhecer a palavra de Deus acerca de vários temas do nosso cotidiano.
O que este artigo aborda:
Onde fala de aparência na bíblia?
Desde o começo da história do mundo, a vaidade sempre foi uma pauta. Não é à toa que, a cada geração, a moda muda suas facetas.
Ao lermos as sagradas escrituras, podemos entender que era um costume pagão o ato de usar joias nos pescoços e brincos nas orelhas, assim como o uso de maquiagem.
Com o passar do tempo, o povo de Israel começou a se misturar com outras culturas e, a partir disso, começaram a adotar costumes estranhos.
Em Gênesis 35:4, podemos ver que aquele povo removeu seus enfeites para que pudessem se consagrar a Deus.
Além disso, a Bíblia mostra que a vaidade sempre seguiu o povo de Deus, uma vez que não apenas mulheres, mas também homens começaram a usar enfeites.
Mas é apenas em Êxodo 32:2 que somos capazes de entender sobre o pecado da idolatria. Foi por meio desses enfeites que Arão acabou confeccionando o bezerro de ouro.
Não julgue pelas aparências
A Bíblia também fala sobre o não julgar pela aparência, em João 7:24, onde diz:
Não julguem pela aparência das pessoas, mas julguem segundo o reto juízo.
Fora isso, é comum do homem dar importância para a aparência, e um grande exemplo disso foi quando o povo de Israel pediu um rei.
Na ocasião, Deus levantou um homem de acordo com aquilo que eles queriam. Mas, em 1 Samuel 9:2, podemos ver que Saul era alto e bonito.
Mas, se Saul fosse distinto disso, é bem provável que ele seria desprezado pelo povo, que foi o que aconteceu com Davi.
Davi recebeu um grande desprezo para ocupar o cargo, sendo que até seu próprio pai o esqueceu de apresentar Davi ao profeta Samuel.
Ainda que Davi não fosse dos mais jeitosos, Deus ressalta que o que ele vê não é a aparência, mas sim o coração.
O que devo fazer para ser justo?
Para que o cristão possa fazer julgamentos justos, ele precisa sempre estar à luz da Bíblia, uma vez que ela é a palavra de Deus.
Portanto, se por acaso algo vai contra o que diz a Bíblia, está errado. É apenas com ajuda bíblica que se pode admoestar da maneira correta e justa.
A Bíblia não diz que não podemos julgar, ela apenas nos administra a fazer isso da forma correta, seguindo todos os princípios estabelecidos por Deus.
Até mesmo porque a palavra nos indica que é preciso se vestir com decência.
Sem comentários