Onde fala na bíblia que Jesus desceu ao inferno

Muitas pessoas defendem a tese de que Jesus desceu ao inferno e pregou aos mortos, mas será que isso é verdade?

Onde fala na bíblia que Jesus desceu ao inferno? É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo.

O que este artigo aborda:

Onde fala na bíblia que Jesus desceu ao inferno Onde fala na bíblia que Jesus desceu ao inferno
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Onde fala na bíblia que Jesus desceu ao inferno?

Em suma, existem dois principais textos na Bíblia que se utiliza para defender a ideia de que Jesus desceu ao inferno em 1 Pedro 3:18-20, que são:

Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito.

No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão.

Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água.

Além disso, em 1 Pedro 4:6 diz:

Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito.

Jesus desceu ao inferno para pregar aos mortos?

Ou seja, por meio dessas passagens bíblicas, entende-se que Jesus, entre a sua morte e ressurreição, desceu ao inferno e pregou aos mortos.

Nesse sentido, ainda existem diferentes pontos de interpretação no que tange às razões pelas quais Cristo pregou aos mortos, que são:

  1. Uma das razões pelas quais Cristo desceu ao inferno foi para que pudesse pregar aos mortos que foram vítimas do Dilúvio, uma vez que essas pessoas, supostamente, teriam se arrependido antes de morrer. Por isso, Cristo desceu ao inferno, para pregar a mensagem de salvação.
  2. Outra interpretação é que Jesus desceu ao inferno para que pudesse pregar aqueles que morreram antes da sua vinda e de seu ministério, isto é, dando a chance de se arrepender.
  3. Por fim, ainda se defende a tese de que Cristo desceu ao inferno para pregar aos mortos do dilúvio que não creram na pregação de Noé.

No entanto, falando de forma bíblica, as sagradas escrituras não fala, em momento algum, de maneira clara, que Cristo de fato pregou para os mortos do dilúvio ou algo do gênero. Tudo é uma questão de interpretação.

Jesus desceu ao inferno para libertar os santos do Antigo Testamento

Ainda há o entendimento de que Jesus desceu ao inferno para poder libertar os santos do Antigo Testamento, uma vez que eles morreram antes do sacrifício de Cristo.

Nesse entendimento, acredita-se que todos os santos do velho testamento estavam aguardando a consumação da redenção por Jesus, para que eles pudessem ir ao paraíso.

Ou seja, quer dizer que os santos do Antigo Testamento morreram apenas na promessa, mas Jesus teve de aparecer a eles e cumprir aquilo que lhe foi prometido.

A descida de Jesus ao Inferno nas tradições cristãs

A seguir, veja a interpretação de três tradições cristãs sobre o assunto.

Catolicismo

A Igreja Católica ensina que Jesus desceu ao “inferno” no sentido de Hades, onde libertou as almas justas que morreram antes de sua crucificação e as levou ao céu.

Ortodoxia

A Igreja Ortodoxa também acredita que Jesus desceu ao Hades, mas com um propósito mais amplo: pregar aos mortos e oferecer a todos a oportunidade de salvação.

Protestantismo

As perspectivas protestantes variam, mas muitos acreditam que Jesus desceu ao inferno para proclamar sua vitória sobre o mal e Satanás. 

Alguns interpretam a descida como uma visita ao Sheol ou Hades, enquanto outros a veem como uma visita simbólica ao Tártaro.

Para saber mais sobre onde fala na bíblia que Jesus desceu ao inferno, veja o vídeo do canal A bíblia responde.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Comentários desativados em Onde fala na bíblia que Jesus desceu ao inferno

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Onde fala na bíblia que Jesus desceu ao inferno"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.