Quem foi Jael na Bíblia

Você sabe quem foi Jael na Bíblia? Entender sobre a história dessa personagem bíblica é necessário para obter alguns entendimentos. É sobre isso que iremos falar.

Em suma, Jael foi uma mulher que ficou muito conhecida devido ao fato de ter matado Sísera, um general do exército de Jabim.

Jael viveu durante o período dos juízes de Israel, sendo que é possível conhecer a sua história no Antigo Testamento, entre os capítulos 4 e 5 do livro de Juízes.

A Bíblia não fala em riqueza de detalhes quem foi Jael, mas as passagens que citam esse personagem nos faz entender uma série de questões.

O que este artigo aborda:

Quem foi Jael na Bíblia Quem foi Jael na Bíblia
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Quem foi Jael na Bíblia?

Basicamente, Jael apareceu na Bíblia dentro de um contexto de guerra que estava acontecendo entre a cidade de Hazor e as tribos do norte de Israel.

Naquele tempo, Jabim era o rei cananeu da cidade, o qual estava oprimindo os israelitas por cerca de vinte anos. No entanto, toda essa opressão era resultado do pecado dos filhos de Israel.

Porém, a própria Bíblia fala que chegou um momento em que o Senhor teria escutado o clamor dos israelitas.

Por isso, por meio da profetisa Débora, Deus acabou mandando um homem, da tribo de Naftali de nome Baraque, para poder liderar os israelitas contra o exército cananeu de Jabim, o qual era comandado por Sísera.

Porém, como o poder militar do exército cananeu era muito grande, acaba que Baraque ficou com medo e temeroso.

Diante disso, acabou colocando a condição de que apenas iria para a guerra se Débora fosse junto dele. Apesar de ter concordado, Débora avisou que, devido a esse receio, ele não mais teria a honra de abater Sísera.

A partir dali, caberia a uma mulher o papel de matar o general cananeu, e é aí que entra Jael.

Jael mata Sísera

Durante a guerra, Sísera tentou fugir e buscou abrigo na tenda de Jael. Dentro da tenda, Jael cobriu o general com coberta e ainda lhe deu um pouco de leite.

Jael aguardou Sísera cair em um sono profundo e, quando isso aconteceu, cravou uma estaca de sua tenda bem na têmpora de Sísera.

As consequências da ação de Jael

A coragem de Jael teve um impacto significativo na história de Israel e na guerra contra os cananeus. Vamos analisar as consequências de sua ação.

A canção de Débora e Baraque

No capítulo 5 do livro de Juízes, encontramos a canção de Débora e Baraque, na qual eles celebram a vitória de Israel e exaltam a coragem de Jael. 

Essa canção se tornou uma parte importante da tradição de Israel.

O impacto na guerra

A morte de Sísera causada por Jael foi um golpe decisivo para os cananeus, que perderam seu líder militar. 

Isso permitiu que os israelitas derrotassem completamente o exército inimigo e conquistassem a paz e a liberdade.

Para saber mais sobre quem foi Jael na Bíblia, veja o vídeo do canal Canal Ilustrarrando.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Comentários desativados em Quem foi Jael na Bíblia

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Quem foi Jael na Bíblia"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.