Como escolher um bom notebook: 7 dicas

Em um mundo cada vez mais conectado e com tanta informação disponível online, ter bons dispositivos de acesso à internet fazem toda a diferença. Seja para o trabalho, estudo ou por puro entretenimento, um notebook de qualidade aproxima pessoas e cria muito mais oportunidades em vários setores da vida.

Mas quando se trata de comprar um novo notebook, há algumas coisas que você deve ter em mente para obter o melhor dispositivo possível para suas necessidades, e na hora de escolher pode parecer complicado.

Por isso trazemos aqui a importância de ter um bom notebook e mais 7 dicas de como escolher o melhor equipamento para você. Continue lendo para descobrir!

O que este artigo aborda:

Como escolher um bom notebook Como escolher um bom notebook
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Por que é importante ter um bom notebook?

Um notebook é uma peça de tecnologia essencial não só para quem quer ser produtivo e eficiente nas tarefas, mas também para quem quer diversão. Com tanto de nossas vidas acontecendo online, ter um notebook confiável e rápido é essencial para não ficar para trás. E aqui estão mais alguns dos motivos pelos quais ter um é tão importante:

1. Acesso à internet sempre que precisar

Em nosso mundo cada vez mais conectado, é importante poder acessar a Internet sempre que precisar. Se você está trabalhando em um projeto para a escola ou para o trabalho, ou apenas quer manter contato com amigos e familiares, ter um bom notebook é essencial.

2. Liberdade e mobilidade

Embora um computador desktop também possa oferecer esses benefícios, um notebook é muito mais portátil e conveniente, e você ainda tem a opção de trabalhar sem nenhum fio conectado, ao menos enquanto a bateria estiver com carga.

Um notebook permite que você trabalhe em qualquer lugar, seja em casa, no escritório ou em trânsito. Aliás, com a cultura do trabalho remoto e do nomadismo digital cada vez mais em alta, o notebook é indispensável para fazer parte desse universo.

3. Espaço e potência para a criatividade

Com um bom notebook, você tem acesso a todas as ferramentas criativas de que precisa para perseguir suas paixões. Se você gosta de fotografia, edição de vídeo, design gráfico ou qualquer outra atividade ligada à criatividade, ter um notebook de qualidade o ajudará a dar vida à sua visão.

4. Maior possibilidade de organização e produtividade

Um bom notebook pode ajudar você a acompanhar todos os seus projetos e prazos importantes usando ferramentas diversas que vão impactar na sua organização e produtividade. Também é uma ótima maneira de se manter organizado enquanto viaja ou trabalha em locais diferentes.

5. Mais acesso a entretenimento

Um notebook é mais do que só uma ferramenta para trabalho e produtividade. Ele também é uma ótima maneira de relaxar, ter acesso à cultura, informação, entretenimento e se divertir. E para realmente aproveitar seu tempo livre, é importante ter um bom notebook.

Com uma infinidade de ótimos jogos, filmes e outras opções de entretenimento disponíveis online, não há razão para não se divertir quando você tem algum tempo livre, e sem a máquina travar.

Como escolher um bom notebook?

E como escolher o equipamento ideal para você? Como é um investimento de custo considerável, escolher um novo notebook pode ser uma tarefa assustadora. Afinal, com todas as diferentes marcas, recursos e faixas de preço, como saber qual é o modelo certo? 

Para ajudar no seu processo de escolha, aqui estão sete coisas que você deve ter em mente ao comprar seu próximo notebook.

1. Determine suas necessidades

O primeiro passo é descobrir exatamente o que você precisa de um notebook. Você é um jogador que precisa da melhor e mais potente placa de vídeo? Ou você está procurando algo mais básico para o trabalho ou para a escola? É um usuário avançado que precisa das melhores e mais recentes especificações para executar um software exigente ou uma configuração mais leve vai te atender? Depois de saber o que você precisa, será muito mais fácil encontrar o equipamento perfeito.

2. Compare especificações

Depois de entender o que você precisa que o notebook atenda, é hora de comparar as especificações entre diferentes modelos. Processador, armazenamento interno, HD ou SSD, memória e placa de vídeo são alguns dos itens que fazem a diferença no funcionamento da máquina.

Uma dica é selecionar diferentes produtos para comparação de cada especificação, e é possível fazer isso em algumas lojas online ou no site da marca.

3. Considere a vida útil da bateria

Um fator importante que geralmente é esquecido é a duração da bateria. É um diferencial que ajuda na sua mobilidade, então se você planeja usar seu notebook enquanto está fora de casa ou do escritório, ou mesmo enquanto viaja, certifique-se de escolher um com boa duração da bateria. Caso contrário, em breve você pode ficar preso a uma mesa o dia todo, e esse é um item importantíssimo para nômades digitais, por exemplo. 

4. Decida sobre o sistema operacional

Escolher entre o sistema operacional Windows, o macOS e o Linux é outra decisão importante ao selecionar um novo notebook. Ambos têm seus prós e contras, sem contar que muitas vezes mudar de um sistema operacional para outro pode até causar estranhamento e uma dificuldade inicial em fazer suas tarefas, então tudo se resume à preferência pessoal. Pesquise bem sobre cada um deles antes de fazer sua escolha.

5. Tamanho da tela e portabilidade

Enquanto algumas pessoas fazem questão de um display grande para ter mais espaço de tela para trabalhar ou assistir filmes, outras precisam de um equipamento mais portátil. Leve em conta que se você planeja usá-lo principalmente em casa, uma tela maior pode ser melhor. No entanto, se você planeja viajar com ele ou levá-lo para a aula, um modelo menor e mais leve pode ser a melhor opção. Então analise o que vai ser mais interessante para a sua realidade, se uma tela de 11 polegadas ou se uma de 15.

6. Defina um orçamento compatível

Uma vez que você saiba o que você precisa de um notebook, é hora de começar a definir seu orçamento. Entenda quanto você pode investir em um equipamento e passe a selecionar diferentes modelos dentro das especificações que você precisa e da sua faixa de preço aceitável.

E dentro desse grupo, compare as especificações de cada um para encontrar o melhor valor custo-benefício para você. Uma dica extra é ficar atento às promoções que podem ajudar a poupar seu dinheiro, em especial as ofertas de Black Friday.

7. Leia as avaliações

Outra ótima maneira de dar base para a sua escolha é ler as avaliações de outros consumidores, pois assim você descobre como foi a experiência com o equipamento após a compra.

As avaliações ou reviews são facilmente encontradas nas páginas de produto no site de marcas ou de lojas online, e podem incluir não só texto, mas também fotos e vídeos do produto real, o que ajuda bastante a entender se o notebook é o que você estava esperando.

Como você viu, durante o processo de escolha de um notebook é importante levar em conta vários pontos para que sua compra seja satisfatória e assim evitar que você faça uma compra da qual se arrependa depois. Leve em conta tudo o que é essencial para o seu dia a dia e busque o melhor equipamento dentro das suas necessidades e possibilidades.

Para saber mais sobre como escolher um bom notebook, veja o vídeo do canal Canaltech.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Comentários desativados em Como escolher um bom notebook: 7 dicas

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como escolher um bom notebook: 7 dicas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.