Dicas práticas para escolher o melhor aparelho celular

Comprar um novo celular pode ser uma grande dor de cabeça para quem não está familiarizado com alguns termos que impactam diretamente o funcionamento do dispositivo. Porém, entender melhor determinadas configurações pode ajudar no momento da compra, visto que o valor do produto precisa estar alinhado ao seu custo-benefício e de acordo com aquilo que você busca.

Evidentemente, procurar por descontos na Samsung, na Apple, na Motorola ou na marca da sua preferência é uma ótima forma de começar, mas entender que tudo isso varia de acordo com a memória, o processador, o nível de bateria e outras informações técnicas é primordial.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas práticas para te ajudar a escolher o seu próximo celular com mais facilidade.  

O que este artigo aborda:

Dicas práticas para escolher o melhor aparelho celular Dicas práticas para escolher o melhor aparelho celular
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Qual o seu objetivo? 

Hoje em dia, o aparelho celular não tem mais apenas a função de ligar para outra pessoa. Muita gente procura um novo aparelho para tirar fotos, filmar, navegar nas redes sociais, jogar e até mesmo trabalhar. Por isso é importante entender para qual função você está buscando um smartphone. 

Isso impacta diretamente nas configurações e, consequentemente, no valor final do produto. Por exemplo, para uso do dia a dia, sem uma obrigação específica, o aparelho pode ser mais simples. Entretanto, se o uso for para um trabalho que exige agilidade nos processos, boas fotos e vídeos, é necessário um celular mais robusto.

Memória

É muito comum que com o uso do celular ao longo dos anos aquela mensagem de armazenamento cheio apareça. De maneira simplificada, isso significa que toda a sua memória foi utilizada com fotos, vídeos e aplicativos.

Por isso, se você costuma tirar muitas fotos, gravar vídeos e não tem o costume de realizar um backup dos arquivos do aparelho, é preciso pensar em um celular com bastante armazenamento. 

Hoje em dia, o mais recomendado é adquirir um aparelho que tenha no mínimo 128 GB de memória, mas há também opções de 256 GB, 512 GB e até mesmo 1 Tera. Quanto maior o armazenamento, maior será a capacidade do aparelho de salvar arquivos.

Memória RAM   

O que muitos não sabem é que existe uma grande diferença entre a memória de armazenamento e a memória RAM do aparelho. Quando falamos de RAM, estamos falando da capacidade do celular de ler e executar diversos processos ao mesmo tempo.

Por exemplo, se ao abrir alguns aplicativos simultaneamente o celular apresentar lentidão ou travamentos, isso significa que muito provavelmente sua memória RAM seja insuficiente para realizar esse tipo de tarefa. 

O ideal é sempre optar por aparelhos que tenham no mínimo 6 GB de RAM. Porém, se o uso demandar muitos processos do celular, considere as outras opções de 8 GB, 12 GB e até 16 GB de RAM. 

Bateria   

Essa é uma grande reclamação de muitos usuários. A bateria é um dos recursos mais importantes dos smartphones, visto que, para o aparelho funcionar e aguentar a rotina, ele precisa de uma boa bateria. A leitura da bateria pode ser complicada para quem não está acostumado, pois no indicativo aparece um grande número seguido da sigla “mAh”, que significa miliampere-hora.

Em geral, celulares que possuem entre 4.000 e 5.000 mAh de bateria costumam aguentar com tranquilidade um dia completo, dependendo do uso. Já aparelhos com baterias acima dos 5.000 mAh podem apresentar durabilidade maior do que 24 horas, também de acordo com o perfil do usuário.

Fique atento aos celulares com baterias inferiores a 3.000 e entre 3.000 e 4.000 mAH, pois são aparelhos que podem não suportar um dia todo de uso.

Câmera 

Hoje em dia, os aparelhos celulares são muito utilizados para registrar todos os momentos, seja por meio de fotos ou vídeos. Evidentemente, smartphones com boas câmeras estão sempre em evidência, mas é preciso entender o que olhar em relação à câmera do aparelho antes de comprá-lo.

Opte sempre por celulares com o maior sensor possível, assim como a maior quantidade de megapixels disponível, pois isso será importante na qualidade da imagem. Da mesma forma, a quantidade de câmeras, a qualidade do zoom e os aparelhos que filmam em 4K são os melhores possíveis.

Além de todos esses detalhes, procure saber o ano de lançamento do aparelho e qual o seu processador. Isso porque alguns aplicativos podem exigir sistemas mais atuais para funcionarem corretamente.

Ademais, busque sempre por marcas que ofereçam cobertura de assistência técnica por todo o país e que entregam qualidade no pós-venda para solucionar qualquer tipo de problema que possa surgir. 

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Dicas práticas para escolher o melhor aparelho celular"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.