Como transferir dados do Android para o PC?

Saber como transferir dados de Android é muito importante, se você quer manter os arquivos do seu celular seguros. Embora exista mais de um sistema operacional de celulares no mercado, o mais comum no Brasil é o Android. Afinal, o preço de dispositivos com esse sistema é muito mais acessível.

A transferência de dados inclui senhas, documentos, aplicativos e muito mais. Ela pode ser feita por meio da tecnologia de nuvem ou por meio de programas para computador. Cabe a você decidir o que é mais conveniente ao seu caso. Não existe um jeito único de transferir seus dados com segurança.

O que este artigo aborda:

Como transferir dados do Android para o PC Como transferir dados do Android para o PC
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como transferir dados do Android para o PC?

Confira nossas dicas e fique por dentro das melhores opções para transferir dados de Android.

Confira como manter todos os seus arquivos e até mesmo como selecionar de forma prática o que quer manter. Veja isso e muito mais!

1. Softwares para computador

Atualmente, existem alguns programas, desenvolvidos com o propósito de facilitar a transferência de dados entre celulares. Entretanto, a maior parte dos mesmos é paga e seu preço chega a ser acima da média. Mas, se esse é um procedimento que você faz com frequência, pode valer a pena.

Por outro lado, a maioria deles oferece versões de teste. Algumas vêm com um tempo limitado de uso, mas com acesso a todos os recursos. Já outras, permitem o acesso vitalício, mas limitando o acesso às funções do programa. Por isso, é importante que você leia os termos dele antes de escolher um para realizar a transferência de dados.

De forma geral, você precisa conectar seu celular antigo ao seu PC com um cabo USB. A partir disso, siga as instruções do programa escolhido para iniciar o backup dos tipos de arquivos ou dos arquivos específicos que você quer manter. Depois, conecte seu novo aparelho ao PC e, com o programa, faça o download dos dados selecionados.

As funções costumam manter uma linguagem bastante intuitiva em todos os softwares. Assim, você não precisa mais recorrer a um técnico quando quiser que todas as suas informações do celular antigo sejam passadas para o novo celular. Com a ajuda desses programas, você pode fazer tudo no conforto de seu lar.

2. Use a nuvem para transferir dados do Android

O sistema operacional do celular Android costuma ter um acesso bastante otimizado a todos os aplicativos da Google. Dessa forma, a nuvem mais comum utilizada nesses dispositivos é o Google Drive. Entretanto, com qualquer outro aplicativo de armazenamento de dados em nuvem é possível realizar essa transferência de dados.

No entanto, recomendamos fortemente o uso do Google Drive, devido à simplicidade de todo o procedimento. Primeiro, você deve realizar o login na sua conta Google no dispositivo antigo. Nas configurações, procure pela categoria de contas e sincronização e, então, encontre a opção Google.

Clicando nela, selecione o botão de sincronização de dados e aguardar a nuvem ler os dados do seu dispositivo. Assim, no novo aparelho, ao logar na mesma conta, você identifica o backup feito e consegue transferir de Android muito facilmente. É vital que se mantenha os dispositivos conectados à internet o tempo todo.

Qual é a opção mais eficiente para transferir dados de Android?

Para determinar a eficiência dos métodos de transferir os dados do Android, você deve levar em consideração alguns fatores importantes. O primeiro deles é se o celular antigo ainda consegue se conectar com a rede Wi-Fi. Se ele não conseguir, então usar um programa de transferência de dados é o ideal.

No entanto, se o dispositivo ainda se conecta normalmente e você tem uma rede caseira, então o método da nuvem é mais indicado. É claro que, para ele, não é recomendado o uso de dados móveis. Afinal, é um download de muitos dados, de forma que exige uma conexão mais potente.

Para que o método da nuvem funcione, você deve ter acesso à sua conta, Google ou ao tipo de nuvem que escolheu. De outra forma, não será possível encontrar o backup realizado e transferir dados de Android. Então, o método do programa torna-se, mais uma vez, eficiente.

De modo geral, ambas as formas são boas dentro de seus próprios propósitos. Por isso, para saber qual é a melhor em cada caso, você deve levar em consideração os recursos de cada uma e como eles se enquadram no que você precisa no momento.

Dicas ao transferir dados entre celulares

Cada dia que se passa, o nível de informações que um celular contém torna-se cada vez mais amplo. Sobretudo porque o internet banking permite que você mantenha seus dados bancários no seu aparelho. Assim, você pode realizar transações como o pix, mais facilmente.

Além disso, o governo também adotou tecnologias digitais como recursos importantes para documentos essenciais. Entre eles, podemos encontrar a Carteira de Trabalho e, é claro, o Título de Eleitor. Em ambos os casos, não é preciso ter os documentos físicos. Basta apresentar o aplicativo junto a um documento de identificação atualizado.

Por isso, você deve escolher programas de celular e nuvens seguros. Afinal, no caso da nuvem, o servidor escolhido terá acesso a todos os dados. O mesmo acontece com os programas de transferência de dados. Logo, é importante nunca usar programas pirateados e tecnologias de nuvem de origem duvidosa.

É por esse mesmo motivo que incentivamos o uso de nuvens como Outlook e Google Drive, que possuem um grande nome no mercado. Assim como programas de qualidade, como é o caso do Dr. Fone.

Saiba escolher bem o seu dispositivo Android

É comum encontrar no mercado celulares com o sistema Android a preços bem baixos. Entretanto, você também deve levar em consideração a qualidade desses aparelhos. Afinal, não importa se você se deu ao trabalho de transferir todos os dados, pois o primordial é se o dispositivo é ou não compatível com eles.

O indicado é que você sempre compre dispositivos de mesma geração que o seu atual ou de gerações superiores. Dessa forma, você garante a integridade dos seus dados, assim como o acesso a todas as informações que deseja.

Ao transferir dados de Android, mesmo que você tome o cuidado na hora de escolher, pode resultar em perder alguns dados. Entretanto, se você escolheu corretamente o seu novo aparelho, os únicos tipos de dados, que serão perdidos, são aplicativos que não possuam versões para o novo celular.

Para saber mais sobre como transferir dados do Android para o PC, veja o vídeo do canal S7 Next.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como transferir dados do Android para o PC?"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.