Como desencardir toalha de banho: 4 passos

Saber como desencardir toalha de banho é essencial, principalmente quando um visitante vai chegar e usar uma das suas toalhas.

A verdade é que, à medida que utilizamos as toalhas de banho, é normal que elas acabem sujando, criando um aspecto não muito legal.

O que este artigo aborda:

Como desencardir toalha de banho Como desencardir toalha de banho
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como desencardir toalha de banho?

A seguir, veja 4 passos para aprender como desencardir toalha de banho.

1. Faça uma pré-lavagem caprichada

Antes mesmo de colocar a sua toalha na máquina, o mais adequado é fazer uma higienização prévia em seu tecido.

Nesse caso, antes de lavar toalhas de banho, coloque-as em água e sabão por mais ou menos 30 minutos.

Para potencializar ainda mais esse processo, acrescente um copo de vinagre de álcool e 1/2 xícara de vinagre de bicarbonato de sódio.

Nessa mistura, como detém ácido acético na sua composição, acaba sendo uma excelente maneira de remover bactérias, desengordurar, tirar mau cheiro e ainda desencardir.

O tempo de molho é fundamental, uma vez que é isso que irá fazer com que as partículas de sujeira se soltem com maior facilidade.

Apenas tenha em mente o cuidado de separar as toalhas por tons semelhantes, além de isolar apenas as toalhas para colocar na máquina depois.

2. Não use cloro e alvejantes em toalhas coloridas

Ao falar sobre dicas de como desencardir toalha de banho, a grande maioria das pessoas logo associam ao uso de cloro e alvejante. No entanto, essa técnica só vale para peças brancas. E em relação às coloridas?

Caso utilize alvejante e cloro em peças coloridas, isso apenas fará com que ela se torne ainda mais manchada e propicie o desbotamento.

3. Escolha um método para desencardir toalhas de banho

Para saber como desencardir toalha de banho de maneira mais eficaz, existem alguns métodos e mistura bem eficientes. Dentre elas, citamos:

Vinagre de álcool e bicarbonato de sódio

Ainda que já tenha feito uso dessa mistura na pré-lavagem, a sua eficácia é tanta que é possível usar também na fase de higienização da máquina. Assim, acaba fortalecendo o seu efeito.

Então, siga o passo a passo a seguir:

  1. Coloque as suas toalhas na máquina e encha de água quente;
  2. Em seguida, coloque uma xícara de 250ml de vinagre branco antes do ciclo de lavagem;
  3. Assim que findar o ciclo, encha de novo com água quente e adicione 1/2 xícara (125ml) de bicarbonato de sódio;
  4. Faça uma nova lavagem;
  5. Estenda as toalhas em um local ventilado, sem contato direto com o sol.

Suco de limão

Como o limão tem uma ação cítrica, acaba oferecendo um ótimo efeito clareador. Sendo assim, é ideal para quem quer saber como desencardir toalha de banho.

O mais legal é que o suco do limão é ideal para peças de todas as cores, haja vista que não há adição de químicos capazes de manchar ou desbotar a roupa..

Nesse caso, é só usar 125ml de suco de limão e 1 litro de água quente, mas você irá utilizar essa mistura na pré-lavagem.

Então, assim que fizer essa mistura, separe as suas toalhas por cor e mantenha de molho por mais ou menos trinta minutos.

Em seguida, basta colocar na máquina e fazer a lavagem como de costume.

Sal de cozinha

Sim, o sal de cozinha também é um ótimo ingrediente para desencardir toalhas de banho. Mas, além de clarear, o sal oferece a suavização da textura do tecido.

Para essa receita, também é preciso aplicar na pré-lavagem. Então, a princípio, encha um recipiente de água quente e adicione 1 colher de sopa de sal a cada litro de água.

Em seguida, é só mergulhar a sua toalha nessa mistura e manter de molho por mais ou menos 1 hora, no máximo.

A dica nesse caso é ir esfregando o tecido para poder acelerar o processo de eliminação de toda a sujeira.

Água oxigenada para toalhas brancas

A água oxigenada é um poderoso produto para poder clarear tecidos ao máximo e, portanto, é ideal para quem quer saber como desencardir toalha de banho.

Mas, essa dica somente é válida para peças brancas. Além de desencardir, a água oxigenada tem um grande poder de eliminar o mofo que pode acumular devido à umidade.

Para essa mistura, você precisa usar 1/2 xícara de água oxigenada e detergente neutro. Deixe as peças agindo por 30 minutos e, depois, é só lavar como de costume.

Truque das rodelas de limão

A casca do limão também oferece algumas propriedades para manter a higienização e clarear a sua peça.

Nesse caso, a nossa dica é fatiar 4 limões em rodelas e colocar em um litro de água, colocando no fogo até ferver.

Assim que a mistura chegar ao ponto de ebulição, é só desligar o fogo e despejar todo o líquido dentro de um balde.

Em seguida, é só deixar as toalhas de molho por mais ou menos uma hora. Passado o tempo, é só torcer e levar para a máquina.

4. Seque as toalhas corretamente

A forma como as toalhas são secas também pode afetar sua aparência e qualidade. Portanto, evite secar as toalhas ao sol.

Afinal de contas, a exposição prolongada aos raios UV pode desbotar as cores e enfraquecer as fibras da toalha.

Em vez disso, seque as toalhas na máquina em baixa temperatura ou pendure-as em um varal coberto e bem ventilado.

Por que as toalhas de banho ficam encardidas?

Agora que você já sabe como desencardir toalha de banho, é interessante entender também por qual razão isso acontece.

Dentre algumas das principais razões, podemos mencionar as seguintes:

  • Acúmulo de sujeira: o uso constante das toalhas leva ao acúmulo de sujeira, células mortas da pele, óleo corporal e outros resíduos que podem deixar a toalha com uma aparência amarelada e encardida;
  • Uso de produtos inadequados: o uso de produtos de limpeza inadequados pode danificar as fibras das toalhas, deixando-as mais propensas a ficarem encardidas;
  • Má lavagem: uma lavagem inadequada das toalhas pode levar a uma acumulação de sujeira e resíduos que não são totalmente removidos, deixando-as com aparência encardida.

Para saber mais sobre como desencardir toalha de banho, veja o vídeo do canal Larissa Vilt.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como desencardir toalha de banho: 4 passos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.