Como recalcular DAS do MEI: 5 passos

Você sabe como recalcular DAS do MEI? Veja por que fazer, como fazer passo a passo, dicas para não atrasar o pagamento e outras obrigações do MEI

Recalcular o DAS MEI é obrigatório no caso de atraso no pagamento da contribuição mensal do microempreendedor individual. Afinal, você terá que pagar multa e juros sobre o valor do boleto, contados a partir da data de vencimento (todo dia 20 do mês).

Neste artigo, você vai aprender a emitir uma nova guia de pagamento com o valor atualizado e regularizar sua situação com o Fisco. Então, continue a leitura e saiba como recalcular DAS MEI em atraso passo a passo.

O que este artigo aborda:

Como recalcular DAS do MEI Como recalcular DAS do MEI
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Por que recalcular o DAS MEI?

Recalcular o DAS MEI é necessário quando você atrasa o pagamento da contribuição mensal. 

Isso porque, nessas condições, é cobrada uma multa de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20% no total, mais juros calculados com base na Taxa Selic (taxa de juros básica da economia brasileira).

Logo, essas penalidades são somadas ao valor do DAS conforme o tempo que você demora para efetuar o pagamento após o vencimento. Então, para quitar a dívida, é preciso recalcular o DAS MEI, emitindo um novo boleto com o valor acrescido de multa e juros.

Felizmente, esse processo é muito simples e pode ser feito online, no mesmo sistema que você utiliza para emitir suas guias de pagamento mensais.

Lembrando que é essencial manter o DAS MEI em dia para garantir a regularidade do seu CNPJ, a emissão de notas fiscais e direitos básicos do MEI como benefícios previdenciários.

Como recalcular o DAS MEI?

Siga os passos abaixo para recalcular seu DAS MEI e acertar as contas com o Fisco.

1. Acesse o portal do Simples Nacional

Para começar, acesse o portal do Simples Nacional e escolha a opção “SIMEI” na parte superior. É nessa página que você vai encontrar todos os serviços voltados ao microempreendedor individual.

2. Acesse o PGMEI

Na página do Simples, escolha a opção “Cálculo e Declaração” e, em seguida, clique em “PGMEI — Programa Gerador do DAS para o MEI”. Você deverá fazer login com seu CNPJ, sem a necessidade de senha.

3. Selecione as guias de pagamento

Na tela do PGMEI, escolha a opção “Emitir Guias de Pagamento DAS” e informe o ano-calendário do boleto atrasado. Serão listadas todas as guias de pagamento com os status “A Vencer”, “Liquidado” ou “Em atraso”.

4. Recalcule a guia atrasada

Então, é só marcar a(s) guia(s) em atraso e selecionar a opção “Apurar/Gerar DAS”. O PGMEI fará o cálculo da multa e dos juros automaticamente, gerando um novo boleto com o valor final.

5. Pague o DAS

Por fim, é só clicar em “Emitir DAS” para gerar um boleto em PDF para pagamento no seu app bancário ou na rede bancária. Há ainda a opção de pagar online para quem tem conta no Banco do Brasil.

Dicas para não atrasar o pagamento do DAS MEI

O ideal é pagar o DAS MEI sempre em dia para evitar a cobrança de multa e juros. Veja algumas dicas para se manter adimplente:

  • Pague o DAS MEI na data em que você costuma pagar todas as suas outras contas, mesmo que o vencimento ainda esteja longe (a guia vence todo dia 20);
  • Se você prefere pagar o DAS no dia 20, programe um lembrete na sua agenda ou utilize um assistente virtual de pagamentos para lembrar-se de quitar o boleto;
  • Evite deixar um boleto para pagar somente no mês seguinte, pois você terá o dobro de custo somando com o próximo DAS e ainda terá que pagar multa e juros;
  • Separe o valor do DAS no seu orçamento mensal, de modo que nunca falte dinheiro para pagar a contribuição.

Não esqueça: outras obrigações do MEI

Agora que você sabe recalcular o DAS MEI, é importante ficar de olho nas outras obrigações do MEI, tais como:

  • Enviar a declaração anual do MEI (DASN-SIMEI) com todos os rendimentos
  • Emitir nota fiscal em todas as vendas realizadas para pessoa jurídica
  • Preencher o relatório mensal do MEI com o faturamento total
  • Não ultrapassar o limite de faturamento de R$ 81 mil ao ano (e, se ultrapassar, migrar para ME).
Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como recalcular DAS do MEI: 5 passos"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.