Como fazer o celular durar mais tempo: 15 dicas

Em suma, os smartphones no Brasil são muitos caros, o que torna essencial saber como fazer o celular durar mais tempo.

Um telefone celular é parte essencial de nossas vidas, afinal, contamos com ele todos os dias para nossa comunicação, informação, entretenimento, fazer compras, movimentações financeiras, etc.

Por isso, só de pensar em sair e esquecer o smartphone em casa já é motivo de angústia.

Além disso, existem pessoas aficionadas por tecnologia que querem sempre ter o último celular lançado. Logo, não se preocupam em como fazer o celular durar mais tempo porque trocam de aparelho com muita frequência

Contudo, para a grande maioria dos usuários, trata-se de um item essencial para o dia a dia, mas, demanda um investimento financeiro considerável.

Nestes casos, o desejo é que o smartphone dure o máximo de tempo possível e com boa qualidade de funcionamento.

E pelo fato de muitas pessoas sempre optarem por comprar celular mais barato, sempre lidam com travamentos e mau funcionamentos.

Então, neste meio, a busca por como fazer o celular durar mais tempo é muito constante. Afinal, existem vários cuidados que fazem o smartphone funcionar melhor.

O que este artigo aborda:

Como fazer o celular durar mais tempo Como fazer o celular durar mais tempo
Pin It

Fonte da imagem: Pexels

Como fazer o celular durar mais tempo?

Você já deve ter percebido que, após um determinado período de tempo, o celular fica cada vez mais lento e sem espaço de armazenamento.

Assim, chega um ponto em que não é possível salvar novos arquivos e atualizar os aplicativos. Isso acontece porque a maioria dos telefones celulares tem uma vida útil de 3 a 4 anos.

Contudo, este período pode variar para mais ou para menos dependendo do tipo de telefone, da qualidade dos materiais usados na fabricação, da frequência com que ele é usado e da maneira que o aparelho é cuidado.

Então, para saber como fazer o celular durar mais tempo, veja os principais cuidados que influenciam na vida útil de um smartphone.

1. Duração da bateria

Primeiramente, um dos fatores que mais afetam a vida útil de um telefone celular é a duração da bateria.

Pois, uma bateria desgastada faz o smartphone descarregar com muita rapidez, lhe obrigando a carregá-lo com frequência.

Então, quando o celular chega nesse ponto, em geral o usuário precisa comprar um novo.

Mas, se você está com este problema e quer saber como fazer o celular durar mais tempo sem gastar dinheiro, a melhor solução é trocar a bateria do smartphone em uma assistência técnica autorizada de celulares.

2. Qualidade da tela

Um fator que afeta com frequência a vida útil de um telefone celular é a qualidade do display.

Já que telefones com telas de maior qualidade, como é o caso da Gorilla Glass, geralmente duram mais do que aqueles com telas de qualidade inferior, que podem trincar mais facilmente.

Além disso, em muitos casos, trocar a tela do celular é quase o mesmo preço de um novo.

Então, não adianta saber como fazer o celular durar mais tempo se o seu aparelho não possui uma tela resistente com película.

3. Sistema operacional

O sistema operacional desempenha um papel fundamental na duração de um telefone celular.

Ou seja, celulares com sistemas operacionais mais novos e robustos geralmente duram mais quando comparados à aparelhos com sistemas operacionais defasados.

Afinal, é o sistema operacional que cuida do pleno funcionamento do gerenciamento de arquivos, aplicativos, segurança, etc.

4. Cuidado e manutenção

O cuidado que se tem com o celular é o que mais impacta a vida útil.

Por isso, pessoas que cuidam bem dos smartphones, protegendo de quedas, mantendo limpos e carregando da maneira correta geralmente trocam menos de celular.

5. Ciclos de atualização

A possibilidade de atualização do sistema operacional do seu telefone celular também pode estender a vida útil do aparelho.

Isso porque modelos mais antigos de smartphone não possuem a opção de atualização do sistema operacional, o que é definido pelo fabricante.

Ou seja, o sistema do celular deixa de ser compatível com vários aplicativos e apresenta problemas no funcionamento geral.

Então, nestes casos, não adianta buscar meios de como fazer o celular durar mais tempo, pois, o próprio sistema operacional está defasado.

Além disso, é provável que o hardware do celular não suporte atualizações não-oficiais por ser antigo.

6. Use capinha antishock e película

De modo geral, essa deve ser a primeira providência ao comprar um celular novo. Afinal, a capinha antishock ajuda a proteger o smartphone de quedas e outros impactos que podem danificar o aparelho.

Ainda, muitas pessoas usam a capinha do celular como item de decoração, com cores e estampas diferentes.

Já a película, principalmente a de vidro, protege a tela de arranhões. Contudo, como existem muitos tipos e modelos, é preciso analisar quais são as melhores películas compatíveis para o seu celular.

7. Evite temperaturas extremas

Muitas pessoas pesquisam como fazer o celular durar mais tempo quando percebem que o smartphone esquenta e fica lento.

Isso porque a temperatura muito quente pode danificar o celular e reduzir drasticamente a vida útil.

Portanto, evite manter o telefone dentro de um carro quente, perto do fogo ou sob luz solar direta. Afinal, isso pode danificar a bateria e até manchar o celular.

8. Mantenha-o limpo

Um telefone exposto à poeira, gordura e outros detritos é mais suscetível a danos e tende a se desgastar mais rápido quando comparado a um aparelho melhor preservado.

Por isso, além de usar a capa, limpe periodicamente seu aparelho para evitar que fique manchado ou com resíduos encrostados.

9. Evite quedas e grandes impactos

Sem sombra de dúvidas, um meio de como fazer o celular durar mais tempo é evitar quedas e impactos.

Já que deixar o celular cair, mesmo que apenas uma vez, dependendo do impacto, pode causar danos internos que reduzem a vida útil.

Além disso, o impacto em superfícies duras pode causar arranhões e marcas que o fragilizam a estrutura.

Estas marcas também tornam o celular mais vulnerável a rachaduras com o tempo.

10. Mantenha os aplicativos atualizados

Além da atualização do sistema operacional, também é essencial instalar as atualizações dos aplicativos sempre que estiverem disponíveis.

Pois, além da correção de bugs (problemas), estas atualizações também garantem que os apps funcionem cada vez melhor.

11. Não use carregadores não autorizados

Em suma, quem pesquisa a respeito de como fazer o celular durar mais tempo e usa carregador pirata está indo no caminho oposto.

O uso de carregadores que não são feitos especificamente para o telefone e os genéricos vendidos no camelô estragam a bateria.

Afinal, estes carregadores na maioria das vezes possuem voltagens variadas, o que sobrecarrega a bateria, o que degrada o desempenho e capacidade da bateria com o tempo.

Além disso, esta é uma das causas de superaquecimento e acidentes.

12. Selecione os aplicativos que mantém no aparelho

De modo geral, não adianta saber tudo sobre como fazer o celular durar mais tempo e não deletar aplicativos que não são usados.

Pois, apps não usados não apenas ocupam espaço de armazenamento, mas, também podem ser executados em segundo plano e gastar bateria.

Portanto, desinstale todos os apps que você não usa. Ainda, é recomendado desinstalar apps que consomem muitos recursos em segundo plano.

Pois, isso ajuda a melhorar o desempenho do celular e prolonga a vida útil da bateria.

13. Não sobrecarregue a bateria

Deixar o seu smartphone conectado quando a bateria já está cheia pode reduzir vida útil, pois, isso causa uma sobrecarga.

Por isso, o ideal é retirar o celular da tomada quando a bateria atinge 100%. Outra ação importante neste sentido é desconectá-lo do carregador antes de ir dormir para evitar que o telefone fique carregando por longos períodos de tempo e sobrecarregue a bateria.

14. Evite o contato com água e líquidos em geral

Em suma, a água e outros líquidos podem danificar seu telefone. Portanto, evite molhá-lo, e caso isso aconteça, seque-o o quanto antes.

Outra dica essencial de como fazer o celular durar mais tempo é evitar levá-lo à umidade e oxidar as partes internas do aparelho, por exemplo, levá-lo para o banheiro durante o banho.

15. Desative recursos não usados

Recursos como Bluetooth, GPS e Wi-Fi usam muita bateria e podem esgotá-la mesmo quando você não esteja usando.

Por isso, o ideal é desligar todos os recursos que não estão em uso para evitar o desgaste da bateria.

Conclusão

Em suma, estes são as principais formas de como fazer o celular durar mais tempo e ter esses cuidados com o smartphone é muito simples.

Afinal, basta lembrar que o custo de comprar um celular novo é bem maior que ter atitudes preventivas.

Por fim, se o seu smartphone trava muito e não atualiza mais o sistema operacional, o ideal é comprar um celular novo.

Neste caso, a melhor escolha é comprar um celular na black friday por ser um evento que visa abaixar os preços.

Para saber mais sobre como fazer o celular durar mais tempo, veja o vídeo do canal CanalJMS.

Portal Útil

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

Comentários desativados em Como fazer o celular durar mais tempo: 15 dicas

Deixe seu comentário

O que achou do nosso texto "Como fazer o celular durar mais tempo: 15 dicas"? Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão abaixo.