Foi-se o tempo em que era complicado e trabalhoso possuir uma loja, seja física ou digital, há não muito tempo atrás, para que uma pessoa conseguisse criar o seu e commerce era necessário saber como programa ou então contratar um bom programador e mesmo assim, ainda levaria um bom tempo para que todas as funcionalidades, páginas, categorias e produtos fossem adicionados e funcionassem perfeitamente, sem contar com os bugs e erros, claro.
Mas uma pessoa bem informada sabe muito bem que fazer este processo hoje em dia é muito mais simples, qualquer pessoa consegue criar uma loja do zero, com pouquíssimo tempo investido e gastando quase nada em comparação com os modelos anteriores.
A situação atual é que nunca foi tão fácil possuir, construir e vender online, uma das maiores dificuldades passou a ser qual plataforma para gerenciamento de loja escolher, principalmente se levarmos em conta que, a sua escolha vai impactar completamente seus resultados.
O que este artigo aborda:
- Vtex ou Woocommerce?
- O que é Vtex?
- Quais são os valores da Vtex?
- O que é Woocommerce?
- Quais são as taxas do Woocommerce?
Vtex ou Woocommerce?
Hoje em dia, tanto a Vtex quanto Woocommerce e muitas outras concorrentes são mais do que uma simples plataforma ou guia, são verdadeiros parceiros de negócio, em que todo o sistema funciona de forma recíproca e de ajuda mútua.
E assim como em uma sociedade tradicional, possuir o parceiro errado pode te ajudar muito a alcançar seus objetivos ou então significar a ruína de seu empreendimento, e estar preparado para desfrutar do oceano azul de oportunidade que é o comércio eletrônico é essencial.
O comércio eletrônico é o futuro, mas cada vez mais está presente na atualidade e compreender isso pode ser uma enorme virada de chave que você precisa na vida e empreendimento.
Sendo assim, no pior dos cenários, o crescimento da categoria é garantido, ainda mais por ser um hábito que ganhou muita força nos momentos de pandemia e lockdown, mas que não saiu do gosto do brasileiro.
O que é Vtex?
O principal diferencial da Vtex é que ela possui uma forte integração entre comércio eletrônico, lojas físicas, marketplaces e demais locais de vendas, ou seja, caso você conte com um empreendimento multiplataformas consegue gerenciar e acompanhar tudo o que acontece de um só lugar.
A plataforma foi fundada no ano de 2000 e possui mais de 2.500 lojas parceiras em diversos países.
O seu ponto forte é que mesmo estando presente em diversas plataformas ela conta com diferentes integrações, aplicações, estratégias e funcionalidades para se adaptar a qualquer um modelo de negócio.
Possuindo consigo desde mecanismos de pesquisa ágeis que simulam as intenções de pesquisa, busca e consumo de um possível cliente para estabelecer o posicionamento com base na inteligência e até mesmo recursos internos que podem ser aplicados nas mais diversas plataformas gerando alterações e personalização de lojas virtuais.
Sem contar na integração de outros processos como por exemplo, um aplicativo interno com soluções logísticas e que conecta a loja virtual com transportadoras e que faz o monitoramento de cada entrega em tempo real.
Quais são os valores da Vtex?
Todas essas integrações juntamente com uma loja de aplicativos que pode ser adicionada para o e- comerce possuem taxas fixas.
O valor do plano básico (on demand) da Vtex é de 2,5 % por mês para sites e plataformas e caso a loja esteja em um marketplace o valor passa a ser de 1,3 % por mês.
Essas são as taxas aplicadas sobre o faturamento, porém, há também os valores que são cobrados para a manutenção, monitoramento da plataforma e suporte que custa por mês R$2750,00.
O que é Woocommerce?
De forma simples, o Woocommerce é um plugin, ou seja, funciona como um aplicativo para ser colocado em seu comércio eletrônico, ele serve para criar e gerenciar lojas virtuais por meio do WordPress.
Cerca de 26 % de todas as lojas virtuais do mundo possuem o Woocommerce para fazer o seu gerenciamento e alterações, e um dos principais pontos fortes deste plugin é que ele funciona com código aberto, ou seja, ele está nas mãos do usuário, que pode fazer o que bem entender, desde apenas uma página de apresentação ou até mesmo sites de grandes varejistas.
Comportando perfeitamente vendas de produtos físicos, digitais, ebooks, filiações, reservas em estabelecimentos, assinaturas e pacotes.
O Woo é tão popular justamente por conta de sua simplicidade, uma vez que ele é customizável se adaptando ao que deseja.
Quais são as taxas do Woocommerce?
A plataforma em si não possui nenhuma taxa mensal para ser utilizada, porém, para ter acesso a todas as suas funcionalidades é preciso investir uma quantia anual.
Com isso, se busca fazer apenas o básico, pode usá-la perfeitamente e sem gastar, mas caso deseje aplicações mais complexas como integração lojas físicas, marketplace e e-commerce é preciso pagar a anuidade, que neste caso custa 149 dólares, mas há também um plano intermediário de 79 dólares.
Para saber mais para escolher entre Vtex ou Woocommerce, veja o vídeo do canal Ecommerce Free.
Sem comentários